Como aumentar a potência da voz?

Perguntado por: gjaques . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Vibrar os lábios e a língua, bocejar e alongar a região do pescoço, são ótimas opções para preparar o aparelho fonador e melhorar a voz. Também procure relaxar o corpo todo, pois a tensão dificultará a produção de sons de qualidade. Além disso, apoie cada nota com seu diafragma para evitar uma tensão na garganta.

Alimentos bons para a voz

  • Chá de Hortelã
  • Chá de Gengibre.
  • Chá de Eucalipto.

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

A prescrição de testosterona (hormônios masculinizantes) é o procedimento conhecido no caso de transgêneros que queiram engrossar a voz.

Exercícios De Dicção

  • Aqueça A Língua. Com este exercício, você vai aquecer os músculos do rosto e da língua, o que ajuda bastante na dicção. ...
  • Ponha Uma Rolha Na Boca. Este exercício é excelente para algumas pessoas que têm problemas com encontros consonantais, como em Petrobrás ou problema. ...
  • Estale A Língua. ...
  • Vibre Os Lábios.

As causas orgânicas, no caso de voz baixa, são mais ligadas a problemas auditivos, onde a pessoa, por ter uma baixa auditiva, não controla o volume de sua voz. Na primeira consulta, faço um teste para detectar se a voz baixa é de origem emocional ou orgânica.

Apesar de ser impossível alterar completamente o tom de sua voz, existem técnicas que podem ajudar você e fazer pequenas modificações no tom e no volume, destacando ao máximo sua voz natural.
...
Cuide das cordas vocais.

  1. Não fume. ...
  2. Reduza o consumo de álcool. ...
  3. Respire ar puro. ...
  4. Não grite muito.

Bem Estar - Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz.

Sobre o consumo do ovo cru, a fonoaudióloga explica que esse alimento possui propriedades anti inflamatórias, mas não há nada na literatura que comprove a eficácia do consumo de ovo para quem deseja cantar bem. A Fonoaudiologia é uma ciência que estuda a fala e a audiologia.

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.

Comece falando em um volume confortável.
Passe um tempinho falando no volume que você gosta e depois faça um esforço para aumentá-lo aos poucos. Lembre-se de que é melhor falar baixinho e de modo acanhado do que não falar nada. Não precisa ter pressa para começar a falar mais alto.

Já o enfraquecimento na voz é um dos sintomas avaliados em casos de doença de Parkinson, que enrijece os músculos, incluindo os da laringe. Questões mentais como depressão também podem alterar a voz deixando-a mais fraca e grossa. Por isso, a recomendação é não ignorar mudanças persistentes na voz.

Como falar com clareza e objetividade?

  1. Saiba organizar o seu raciocínio. Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. ...
  2. Priorize informações. ...
  3. Domine a sua linguagem corporal. ...
  4. Saiba usar bem a sua voz. ...
  5. Conheça o seu público. ...
  6. Tenha claro o seu objetivo. ...
  7. Pratique!

As três causas mais comuns para ocorrência da voz fina no homem são: Hormonal: baixos níveis de testosterona. Aceitação: o adolescente não se adapta ao novo estilo de voz e acaba optando por manter a voz fina. Psicológica: voz mais infantilizada pelo medo de crescer.

Se o corpo cresceu e a voz não mudou, deve-se avaliar o que está acontecendo. Várias situações podem prejudicar o desenvolvimento da voz, como problemas nas “cordas vocais”, alterações hormonais, ou até mesmo influências emocionais.

Órgãos: O uso excessivo de testosterona pode afetar negativamente o funcionamento da medula óssea, o fígado, coração e rins, levando a uma sobrecarga dos mesmos e possíveis lesões futuras.

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  • Diminuição da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  • Dificuldade de atingir o orgasmo;
  • Diminuição das fantasias sexuais.
  1. Aqueça a sua voz antes de cantar. ...
  2. Tenha uma noite de sono para cantar bem. ...
  3. Tenha uma boa postura para cantar. ...
  4. Faça exercícios regularmente. ...
  5. Parar de fumar para cantar melhor. ...
  6. Evite excessos: deixe sua voz descansar. ...
  7. Proteja as cordas vocais do frio. ...
  8. Consulte um otorrinolaringologista ou um especialista em foniatria.

Pratique respirar usando o diafragma.
Para fazer isso, respire tão profundamente quanto puder e empurre sua barriga para fora ao mesmo tempo, mantendo o resto do seu corpo o mais imóvel possível. Não mova os ombros. É imperativo que esses músculos permaneçam firmes, mas não retesados enquanto você cantar.

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.