Como baixar frizz após chapinha?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Um dos truques de profissionais para minimizar o frizz depois da chapinha é finalizar o processo passando o ar frio do secador sobre os cabelos. Isso faz com que os fios esfriem mais rápido e não absorvam a umidade do ambiente, o que confere mais brilho e ainda prolonga a durabilidade do efeito liso e alinhado.

Como abaixar os cabelos novos arrepiados?

  1. Spray fixador. Use um pouco de spray nos fios para diminuir a aparência arrepiada do cabelo. ...
  2. Óleo capilar. ...
  3. Pente fino. ...
  4. Secador. ...
  5. Shampoo e condicionador hidratantes. ...
  6. Cuidado com a água quente. ...
  7. Água fria e sem cloro no último enxágue. ...
  8. Faça movimentos leves.
  1. Hidratação caprichada. Cabelo nutrido e com as cutículas seladas adere melhor ao efeito da chapinha e ainda facilita o deslizar do aparelho. ...
  2. Produtos específicos para lisos. ...
  3. Blinde a oleosidade. ...
  4. Protetor térmico sempre! ...
  5. Separe em mechas pequenas. ...
  6. Finalização com antifrizz. ...
  7. Fuja da umidade. ...
  8. Com as pontas em dia.

Use um pouco de óleo depois de passar a prancha
Depois de passar a prancha por todo o cabelo, para evitar aquele efeito nada agradável de pontas muito espigadas e ressecadas, a dica é investir em um pouquinho de óleo para que os fios fiquem ainda mais brilhosos e sedosos no final da produção.

Óleo de Argan : contém três vezes mais vitamina E e 80% a mais de gorduras insaturadas do que os outros óleos vegetais, auxiliando na nutrição e no fortalecimento dos fios. Especialmente indicado para melhorar a elasticidade dos fios e reduzir o frizz e as pontas duplas.

Saiba que isso pode acontecer por vários motivos: o seu fio pode ser naturalmente grosso ou seco, como os cacheados e crespos, ou os seus cabelos podem estar ressecados, com frizz e com pontas duplas. Por isso, alguns cuidados extras antes e depois de ligar o secador ou a chapinha são essenciais.

Cabelos secos e opacos tendem a ficar pior com a chapinha, com aspecto de mais seco ainda. Por isso evite o excesso!

Não passe nenhum tipo de produto que contenha óleo mineral antes de usar a chapinha, pois, estimulado pelo calor, o ingrediente atinge temperaturas altíssimas que literalmente "fritam" o cabelo. O excesso de calor muda muito a cor dos fios, então quem pinta o cabelo deve ter cuidado redobrado.

Quando as cutículas estão ressecadas, elas se abrem, deixando escapar a hidratação presente na fibra capilar. Essa cutícula, quando aberta, causa um efeito de cabelo arrepiado que é conhecido por frizz. A principal causa desse problema é a umidade do ar, ou seja, ele aparece com maior intensidade em ambientes úmidos.

Sinta a textura dos fios
Então, aqui vai outra dica: os fios novos tendem a ser mais macios, à medida que os danificados são mais ásperos. O novo crescimento também parece mais fino do que o cabelo quebrado, pois ele cresce em locais mais aleatórios.

Para recuperar o cabelo danificado por chapinha e evitar danos ainda mais graves à estrutura do fio, siga uma rotina diária de cuidados com produtos de reconstrução capilar. Ricos em aminoácidos e proteínas, eles agregam massa capilar e reparam as partes mais sensibilizadas da fibra.

Pode parecer inofensivo, mas passar a chapinha nos fios sujos, sem lavar ou com resíduos de cremes e óleos tem o poder de “fritar” os fios e até causar a quebra. Por isso, sempre lave e seque os cabelos antes de passar a chapinha, ok?

O óleo capilar é um ótimo produto para hidratar, nutrir e dar maciez e brilho aos fios. Mas a melhor forma de usar esse finalizador é depois da chapinha para finalizar com muito brilho e sedosidade! É só aplicar uma pequena quantidade no comprimento e pontas do cabelo ou, se preferir, apenas nas pontinhas.

Ao contrário da escova, não existe exceção quanto ao uso diário da chapinha. Ela deve ser usada, no máximo, duas vezes por semana.

Óleo de rícino para proteção
O ingrediente também pode agir como um finalizador e protetor térmico. Por isso, vale aplicar algumas gotas no comprimento e nas pontas. Em seguida, pode usar o secador ou a chapinha tranquilamente, pois ele irá agir para evitar que as altas temperaturas prejudiquem os seus fios.

No cabelo saudável, o óleo também é um aliado, entregando mais maciez e brilho aos fios. Portanto, independentemente do tipo de cabelo, usar o óleo capilar é uma boa pedida, mas sempre ficando atenta ao óleo, que deve estar de acordo com o tipo e a necessidade do cabelo.

A regra de ouro é nunca deixar o óleo para cabelo chegar perto da raiz. Seja na hora da finalização, para preparar o cabelo antes de um penteado ou, até mesmo, para fazer umectação: o óleo para cabelo deve ser aplicado apenas no comprimento e nas pontas das madeixas.

  • Use protetor térmico. O ritual começa com uma boa lavagem e enxágue. ...
  • Separe mechas pequenas. Só use a chapinha depois de secar e escovar todo o seu cabelo. ...
  • Faça movimentos rápidos. ...
  • Desembarace os cabelos. ...
  • Tenha uma prancha de qualidade. ...
  • Hidrate os fios.

“A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”

Passar a chapinha muito devagar não vai deixar o cabelo mais liso. O tempo em contato com o calor pode fazer os fios quebrarem e ficarem com aquele aspecto marcado com linhas. O movimento reto na hora de pranchar os fios pode deixar o cabelo com aquele ar chapado e com as pontas espigadas.