O que fazer para deixar o cabelo bem liso depois da chapinha?

Perguntado por: eguimaraes5 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Outro truque que ajuda a deixar o cabelo chapado mais liso e bonito é usar um pente fino na hora de alisar cada mecha. Assim, as cerdas mais juntinhas vão alinhar o cabelo e a chapinha passará por todos os fios, o que vai ajudar no efeito liso.

O excesso de calor é um dos principais causadores de danos aos cabelos, além de estimular a formação de frizz e tirar o brilho dos fios. Por isso, quem quer deixar os cabelos sem frizz e com brilho depois da chapinha deve evitar passá-la várias vezes na mesma mecha.

Faça uma preparação antes da chapinha
– Na hora da lavagem, use o shampoo duas vezes para aumentar o poder de limpeza e reduzir a oleosidade. A limpeza profunda é ideal para que a chapinha dure cerca de 2 a 3 dias. – Invista na hidratação, ela fecha as cutículas e deixa as fibras alinhadas.

O óleo capilar é um ótimo produto para hidratar, nutrir e dar maciez e brilho aos fios. Mas a melhor forma de usar esse finalizador é depois da chapinha para finalizar com muito brilho e sedosidade! É só aplicar uma pequena quantidade no comprimento e pontas do cabelo ou, se preferir, apenas nas pontinhas.

Para finalizar com chave de ouro e ficar com as madeixas bem alinhadas, você também pode reaplicar o óleo capilar em todo o comprimento depois que fizer a chapinha.

Não passe nenhum tipo de produto que contenha óleo mineral antes de usar a chapinha, pois, estimulado pelo calor, o ingrediente atinge temperaturas altíssimas que literalmente "fritam" o cabelo. O excesso de calor muda muito a cor dos fios, então quem pinta o cabelo deve ter cuidado redobrado.

Use um pouco de óleo depois de passar a prancha
Depois de passar a prancha por todo o cabelo, para evitar aquele efeito nada agradável de pontas muito espigadas e ressecadas, a dica é investir em um pouquinho de óleo para que os fios fiquem ainda mais brilhosos e sedosos no final da produção.

Receita superfácil que promete hidratar e alisar as madeixas a longo prazo. Para fazer, leve ao fogo leite, amido de milho, óleo vegetal e um bom creme de hidratação. Misturinha pronta, passe no comprimento dos fios, deixe agir por uma hora, lave, seque e finalize com uma prancha.

Dicas de como fazer a chapinha durar mais

  1. O liso perfeito começa ainda dentro do chuveiro. ...
  2. Escolha um bom protetor térmico. ...
  3. Tenha certeza de que seu cabelo está completamente seco. ...
  4. Divida o cabelo em mechas menores. ...
  5. Spray fixador nos fios antes de sair de casa.

“A escova secadora dá um feito mais natural, com mais movimento, e danifica menos o cabelo, enquanto a prancha deixa o cabelo mais chapado.”

Ao contrário da escova, não existe exceção quanto ao uso diário da chapinha. Ela deve ser usada, no máximo, duas vezes por semana.

Essa combinação pode ser muito perigosa para a sua saúde capilar, pois o contato das chapas quentes com os fios úmidos pode acabar fritando as madeixas. Com isso, você pode ficar com cabelos ressecados, quebradiços, fios frágeis, opacos e danificados.

Uma das receitas de protetor térmico caseiro que mais se destaca é feita com a mistura de creme de pentear, água termal, óleo de argan e soro fisiológico. Essa misturinha é usada em um borrifador, tem validade de um mês e deve ser armazenada na geladeira durante esse período.

CERTO: Fazer chapinha só com o cabelo seco
A não ser que você use uma daquelas pranchas com vaporizador, o cabelo deve estar totalmente seco. Caso contrário, você pode destruir a fibra que estrutura os fios. “Passe um protetor térmico, seque com o secador e reaplique antes da chapinha”, indica Julio.

Aplicar a prancha nos fios sujos, ainda que você tenha lavado no dia anterior, deixa o cabelo com aspecto pesado e oleoso. "A oleosidade da raiz se espalha por todo o comprimento, deixando os fios grudados", diz o cabeleireiro Nando Ardessore, do salão L'Officiel III, em São Paulo.

Óleo de rícino para proteção
O ingrediente também pode agir como um finalizador e protetor térmico. Por isso, vale aplicar algumas gotas no comprimento e nas pontas. Em seguida, pode usar o secador ou a chapinha tranquilamente, pois ele irá agir para evitar que as altas temperaturas prejudiquem os seus fios.

Usar chapinha todos os dias, de fato, pode estragar os fios, confirma a dermatologista. Outro aliado na hora de modelar o cabelo, o secador é visto como vilão, mas não costuma trazer malefícios se for usado corretamente, ainda que você recorra ao item todos os dias.

Cuidados antes da chapinha
Mas lembre sempre de evitar a raiz e aplicar apenas no comprimento e nas pontas. A nutrição é importante porque vai funcionar como uma barreira protetora em altas temperaturas e vai manter a oleosidade natural intacta.

Protetor térmico: para que serve? Um dos passos mais importantes no momento "pré-chapinha" é passar um protetor térmico. Este produto blinda o cabelo do calor excessivo da chapinha, do secador e também do babyliss e mantém a hidratação natural.

Passar a chapinha várias vezes na mesma mecha
Para alisar o cabelo, é necessário passar 3 ou 4 vezes a chapinha nos fios.