Como baixar umbigo estufado de bebê?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Não é costume tratar umbigo de recém-nascido estufado porque, geralmente, a condição regride espontaneamente antes do primeiro aniversário. Agora, quando a hérnia não desaparece sozinha pode ser realizada uma cirurgia conhecida como onfaloplastia para corrigir o problema.

A hérnia umbilical, também conhecida como umbigo estufado, manifesta-se pela presença de uma saliência visível e palpável na região do umbigo. Pode se tornar mais evidente quando a criança chora, tosse ou faz algum esforço. Em crianças, a hérnia umbilical não costuma causar dor e complicações são raras.

A limpeza do coto deverá ser realizada várias vezes ao dia, principalmente após troca de fraldas, com água e sabonete neutro. Depois de secá-lo bem, o uso de um cotonete com álcool 70% em todo umbigo ajudará na cicatrização. Importante salientar que o produto deve sempre ser armazenado em frasco de uso individual.

Além disso, ao cuidar do umbigo do bebê, nunca coloque qualquer tipo de artefato, como moedas ou elásticos, com o objetivo de evitar que a região fique protuberante. Se após a queda do coto o umbigo ficar alto, existe a possibilidade de que se trate de uma hérnia umbilical.

Tratamento da Hérnia Umbilical
A cirurgia eletiva é considerada simples e consiste em fazer um corte na região do umbigo para empurrar a hérnia para dentro da barriga, fechando a parede abdominal com pontos. Também é possível colocar uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça.

Não é aconselhado o uso de faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância sobre o umbigo, pois o local não deve ser abafado, uma vez que o coto umbilical precisa secar para cair.

Sabendo que não é possível ter como curar hérnia umbilical naturalmente, é preciso recorrer aos tratamentos clinicamente comprovados. O tratamento e cura da hérnia ocorrem por meio da cirurgia de hérnia, que pode ocorrer por meio de videolaparoscopia.

O coto deve cair entre uma e duas semanas de vida. Mas, se demorar mais tempo, não significa que haja um problema. Em todo caso, vale consultar o médico do bebê para checar se está tudo bem.

Não. As hérnias umbilicais e inguinais são as mais comuns em crianças. Elas acontecem devido a uma abertura na musculatura da parede abdominal que é congênita (de nascença) e não tem relação aos tipos de cuidados oferecidos pelos pais ou responsáveis.

O hábito tem origem antiga e é praticado por mulheres para fechar o corpo de energias externas, assim, trazendo proteção. Jade Picon virou assunto nas redes sociais após aparecer usando um esparadrapo tampando o umbigo. Questionada por outros brothers, ela explicou que a medida é uma proteção contra energia negativa.

Colocar o esparadrapo para tampar o umbigo é uma crença muito antiga, que muitas pessoas acreditam ser um pequeno ritual de proteção. Dizem que ao tampar o chakra umbilical você estaria repelindo energias negativas que tentassem entrar no seu campo.

À medida que o coto umbilical for cicatrizando, é normal que o umbigo escureça até cair sozinho quando o bebê tiver entre 10 e 15 dias. Depois, se o coto não cair, a mãe deve procurar o pediatra, pois existem doenças, como o hipotireoidismo congênito, e um de seus sintomas é o atraso na queda do coto umbilical.

Tente evitar que a fralda friccione o coto do cordão.
Você pode dobrar a fralda abaixo do coto do cordão ou usar fraldas descartáveis, com um entalhe na parte superior.

As mamães que ficam desesperadas quando vêem o umbigo estufado ou elevado, parecendo que vai "estourar", podem ficar tranquilas; isso não vai acontecer. Muito raramente a hérnia causa dor no bebê. O uso de botões, faixas e moedas, não devem ser utilizados. Além de não fechar a hérnia, eles ainda podem atrapalhar!

Manter as unhas do bebê cortadas corretamente é super importante para protegê-lo de arranhões e doenças! Unhas compridas aumentam a chance de ele machucar os olhinhos ou o rosto e também podem acumular sujeiras - o que é um perigo, já que recém-nascidos costumam colocar a mão na boca com frequência!

Como melhorar o umbigo caído?

  1. Radiofrequência. Ao gerar calor profundo no local, o procedimento estimula a produção de colágeno e combate a flacidez da pele, além de eliminar gorduras localizadas. ...
  2. Sculptra. ...
  3. Ultrassom. ...
  4. Criolipólise. ...
  5. Onfaloplastia. ...
  6. Exercícios e alimentação saudável.