Como calcular o número de porções?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Pegue a receita que você escolheu preparar e veja quantas pessoas/porções ela serve. Agora, divida as frações dos ingredientes pelo número de pessoas indicado no rendimento: por exemplo, se a receita leva 800 g de carne e rende para quatro pessoas, isso dá 200 g para cada um.

Para o cálculo real das quantidades dos alimentos deverá ser multiplicado o per capta (PB) de cada ingrediente pelo número de alunos que realizam as refeições. Segue o exemplo: Lista de Compras: Arroz:Per capta (PB) x nº de alunos 20g x 150 alunos = 3000g = 3,0 kg de arroz.

1. Parte de um todo; bocado. 2. Fragmento.

1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas. A fração 1/2 é bastante comum em livros de receitas, neste caso com o intuito de representar que a pessoa deverá utilizar apenas metade do respectivo ingrediente.

150 cal

Arroz cozido: Uma porção (150 cal) é o equivalente a 125 g, ou quatro colheres de sopa. A medida vale para todas as versões de arroz.

O ideal para calcular a quantidade de comida no prato é pensar que 50% são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, como verduras e legumes. A outra metade deve ser dividida entre proteínas e carboidratos, sendo cerca de 25% cada um. Quanto mais colorido e variado for o prato, melhor.

Nesse caso, para calcular a quantidade de comida por pessoa, considere 150 gramas. Se tiver outros pratos na mesa, pode calcular um pouco menos, cerca de 100 gramas por pessoa. Quando falamos de carnes em geral, a quantidade de comida por pessoa pode variar bastante em relação ao sexo, idade e peso.

A quantidade média recomendada é de 15 salgados, 100 gramas de bolo, cinco doces e 500ml de refrigerante por pessoa, porém, isso pode variar de acordo com o tipo de festa (aniversário infantil, casamento, corporativa, etc.), além do cardápio, do tempo de evento e o número de adultos e crianças.

Dessa forma, para calcular o per capita, basta dividir a quantidade utilizada pelo número de comensais (20kg / 160 comensais = 0,125kg ou 125g).

A expressão per capita significa “por cabeça”, e aí você já sabe o que quer dizer, né? Ela indica quanto é a média de renda mensal por pessoa dentro de uma residência. E o cálculo é bem simples, bastando dividir o total de receitas pelo número de integrantes da família que moram juntos.

O indicador de conversão é calculado dividindo o peso do alimento processado (g) pelo peso do alimento em seu estado inicial, ou seja, IC = peso alimento processado / peso alimento em seu estado inicial. Além do fator de correção, temos outro FC, o fator de cocção ou índice de cocção.

O Porcão é parceiro do aplicativo Duo Gourmet! Através dele, os assinantes têm direito de comprar dois rodízios e pagar apenas um, além de possuírem uma lista com excelentes restaurantes em BH e em mais 12 cidades pelo Brasil, garantindo o segundo prato principal de cortesia!

Indica uma pequena porção de algo: 1 isto, fração ínfima, pequena parte, pequena quantidade.

Caso o arroz seja servido como acompanhamento, a quantidade de arroz para uma pessoa é de 1/4 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 50g. Mas se o arroz for servido como prato principal (receita de risoto, galinhada), a quantidade de arroz para uma pessoa é de 1/2 xícara de chá de arroz cru, aproximadamente 100 g.

Para precisar a quantidade de feijão, o cálculo também é simples: estima-se que uma pessoa consuma cerca de 60 g de feijão por refeição (levando em conta que o alimento tende a render mais por conta do caldo).

Feijão - como acompanhamento, meça ½ xícara de chá de feijão (ainda cru) por duas pessoa; como prato principal (na feijoada, por exemplo), a média é a mesma. Carnes, aves e peixes - cada pessoa consome, em média, de 100 a 120g de proteína e 140g dos mesmos cortes com osso e para preparos cozidos.

ARROZ – como acompanhamento, calcule em média 80g (¼ de xícara de chá) de arroz cru por pessoa. FEIJÃO – como acompanhamento, meça meia xícara de chá de feijão (ainda cru) por pessoa; como prato principal (na feijoada, por exemplo), a média é uma xícara de chá.