Como calcular o volume de um trapézio retângulo?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 8 votos

Logo, a fórmula para determinar o volume de um prisma trapezoidal será V = [(b1 + b2) x a x 1/2] x h, onde b1 e b2 representam as bases maior e menor do trapézio, a representa a altura do trapézio e h representa a altura do prisma.

Um trapézio retângulo é aquele que possui dois ângulos internos retos, ou seja, com medidas iguais a 90º.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Para calcular o volume de um prisma retangular, multiplica-se as suas 3 dimensões: comprimento x largura x altura. O volume é expresso em unidades cúbicas.

Multiplique o comprimento, a largura e a altura.
Você pode multiplicá-los em qualquer ordem e vai obter o mesmo resultado. A fórmula para encontrar o volume de um prisma retangular é a seguinte: Volume = Comprimento * Altura * Largura, ou V = C * A * L.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Para calcular o volume de um paralelepípedo, basta que seja feita a multiplicação do comprimento, da largura e da altura desse sólido geométrico.

Um trapézio pode ser classificado como trapézio retângulo, quando possui dois ângulos retos; trapézio isósceles, quando os lados não paralelos são congruentes, ou seja, possuem a mesma medida; e trapézio escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes.

A área do triângulo retângulo pode ser calculada quando multiplicamos os seus catetos e dividimos por 2. Lembrando que o triângulo é retângulo quando ele possui dois lados perpendiculares, ou seja, que formam um ângulo de 90° entre eles e que os catetos são os dois lados perpendiculares do triângulo retângulo.

Trapézio retângulo
É o trapézio que possui um dos lados oblíquo, perpendicular às bases do trapézio, ou seja, um lado oblíquo faz um ângulo de 90° com as bases do trapézio. O trapézio retângulo possui dois ângulos internos iguais a 90°.

O trapézio é uma figura da geometria plana formada por quatro lados. Dois deles são paralelos e chamados de bases. Ele é considerado um quadrilátero, tal qual o retângulo, o losango e o quadrado. Importante destacar que ele é chamado de quadrilátero notável.

Os volumes do cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro são dados pelo produto entre a área da base e a altura. Os volumes da pirâmide e do cone correspondem a um terço do produto entre a área da base e a altura.

Para determinarmos o volume de um corpo precisamos multiplicar a área da base e a altura. Lembrando que a base de uma figura pode assumir variadas dimensões (triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, heptágonos entre outros).

Logo, pode-se concluir que volume e concentração são grandezas inversamente proporcionais, ou seja, o primeiro aumenta à mesma proporção que o outro diminui. Para calcular, utilizamos: para a concentração inicial: C = m1 / V. para a concentração final: C' = m1 / V'

A = 2b(h1 + 2h)

  1. b é a largura da base do prisma e é a mesma medida para a largura da face lateral;
  2. h1 é o comprimento da base do prisma;
  3. h é o comprimento da face lateral.

Um prisma retangular é uma figura tridimensional composta por duas bases retangulares paralelas e quatro faces retangulares. Também podemos considerar os prismas retangulares como cubóides ou como poliedros com duas bases paralelas congruentes.