Como calcular o volume de um triângulo retângulo?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Desta forma: V = A x h. Sendo que A é igual o cálculo da área da base. Assim, devemos observar primeiro o formato da base que sustenta o objeto. Se a base for triangular (3 lados) deverá ser utilizado o cálculo da área do triângulo, para posteriormente multiplicar o resultado pela altura.

Fórmula para o volume do prisma triangular
O volume de um prisma triangular pode ser encontrado multiplicando a área da base pelo comprimento da altura do prisma.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Como calcular o volume? O volume é dado pela multiplicação da altura (h), largura (a) e comprimento (b). Note que as figuras planas não possuem volume, pois só têm duas dimensões. Alguns sólidos como os cones, cilindros, pirâmides e esferas têm fórmulas próprias.

Vamos entender: a regra/fórmula do Teorema de Pitágoras diz que em todo triângulo retângulo podemos observar a seguinte equação: cateto² + cateto² = hipotenusa²

Por isso vale ressaltar que a base de um triângulo não é somente a que estiver “apoiada ao chão”. Podemos escolher qualquer lado como base. Se o triângulo for retângulo (um de seus ângulos mede 90°), a altura será igual a um de seus catetos, desde que a base seja o outro cateto.

O volume de uma pirâmide triangular é calculado multiplicando a área da base pela altura da pirâmide e dividindo por 3. Por outro lado, a área de uma pirâmide triangular é igual à soma das áreas de todas as faces da pirâmide.

Para calcular a área total de um prisma, basta somar a área de suas bases e a área lateral. Não existe uma fórmula geral para essa soma, pois o número de faces de um prisma é variável e não existem fórmulas para áreas de polígonos que possuem mais de quatro lados.

A fórmula é V = c * l * a, onde V = volume, c = comprimento, l = largura e a = altura.

O volume da pirâmide depende diretamente da área da sua base e da sua altura, então, o volume de uma pirâmide qualquer é igual à área da base vezes a altura da pirâmide dividido por três.

Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.

Podemos calcular o volume através da multiplicação do comprimento x largura x altura. Em resumo, podemos definir o volume de forma prática como sendo a grandeza que expressa a extensão de um corpo em três dimensões: altura, largura e comprimento.

Definição de Volume
O volume de uma figura geométrica é definido como a quantidade de espaço ocupado pelo objeto ou figura no espaço tridimensional. O volume é medido em unidades cúbicas, por exemplo, m³, cm³, etc.

Multiplique a área bidimensional pela altura. Isto lhe dará uma medida tridimensional, ou cúbica. Ex: 54 centímetros quadrados x 32 centímetros = 1728 centímetros cúbicos.

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura.

Triângulo Retângulo. Razões Trigonométricas. Seno, Cosseno e Tangente. Exercícios de seno, cosseno e tangente.

O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.

O triângulo retângulo é um polígono que possui três lados e três ângulos, e um desses ângulos é reto, ou seja, possui 90º. Os outros dois ângulos são agudos, ou seja, menores que 90º. O maior lado, que fica sempre oposto ao ângulo de 90º, é conhecido como hipotenusa, e os outros dois são chamados de catetos.

Quando a hipotenusa de um triângulo retângulo for 64 centímetros e uma de suas projeções medir 16 centímetros, qual será a medida do cateto adjacente da projeção? Solução da questão: b² = a . m b² = 64 · 16 b² = 1024 b = raiz de 1024 b = 32 centímetros. Resposta: O valor do cateto adjacente será 32 centímetros.

Lados do Triângulo Retângulo
O lado oposto ao ângulo de 90º é chamado hipotenusa. Esse é o maior dos três lados da figura. Os demais lados são denominados de cateto adjacente e cateto oposto. Note que a hipotenusa no triângulo ABC acima, é representada como a (lado BC) e os catetos como b (lado AC) e c (lado AB).

A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo retângulo é igual a 180º, no caso do triângulo retângulo que um dos ângulos sempre terá medida igual a 90º os outros dois serão complementares, ou seja, a sua soma será 90º. Matematicamente dizemos que: med ( ) + med ( ) = 90º.