Como se calcula o volume de um retângulo?

Perguntado por: azanette6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Dado um bloco retangular B, cujas arestas tem medidas a, b e c, seu volume é dado pela fórmula vol(B) = abc.

Consequentemente, o volume será o produto entre as medidas das três dimensões do sólido: largura, comprimento e altura.

Para calcular o volume basta multiplicar comprimento pela largura e altura.

A área mede a superfície de uma figura plana (base vezes altura) enquanto o perímetro mede seu contorno (soma dos lados). Já o volume mede o espaço ocupado, portanto pertence à geometria espacial e é dado pela multiplicação das três dimensões.

Os volumes do cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro são dados pelo produto entre a área da base e a altura. Os volumes da pirâmide e do cone correspondem a um terço do produto entre a área da base e a altura.

Resposta verificada por especialistas. A área da figura retangular será de 12cm².

Para calcular o volume de um prisma retangular, multiplica-se as suas 3 dimensões: comprimento x largura x altura. O volume é expresso em unidades cúbicas.

A medida de volume no sistema internacional de unidades (SI) é o metro cúbico (m3). Sendo que 1 m3 corresponde ao espaço ocupado por um cubo de 1 m de aresta. Neste caso, o volume é encontrado multiplicando-se o comprimento, a largura e a altura do cubo.

Logo, o volume do cubo depende somente da medida da sua aresta. O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura.

Para saber a área de um retângulo, calculamos o produto da base pela altura; já o seu perímetro é igual a soma de todos os seus lados.

Para calcular o volume, basta multiplicar o valor pela altura. Logo, o volume de um paralelepípedo reto é o produto entre o comprimento, a largura e a altura.

Qual o volume de um paralelepípedo retângulo cujas arestas da base medem 3cm e 4cm e têm 13cm de diagonal? A resposta tem que ser 144cm cúbico.

Medidas de volume
Chamamos de volume o espaço que um determinado sólido geométrico ocupa, logo, só faz sentido calcular o volume de objetos tridimensionais. Para medir o volume, utilizamos como unidade de medida o metro cúbico (m³) e seus múltiplos, que são: decâmetro cúbico (dam³) hectômetro cúbico (hm³)

A fórmula da área de um quadrado é igual à medida de uma de suas arestas ao quadrado, ou seja, A = a². Como o cubo é formado por quadrados, então a fórmula da área total de um cubo é equivalente à área do quadrado multiplicado por 6.

O paralelepípedo retângulo é um caso particular de prisma, pois tem base quadrangular. Quando a base do prisma é um retângulo, sabemos que a área da base é calculada pela multiplicação do comprimento com a largura. Desse modo, para calcular o volume, basta multiplicarmos as três dimensões do paralelepípedo retângulo.

Fórmula para calcular o volume de uma caixa
O volume de uma caixa é obtido pela multiplicação de três medidas: comprimento, largura e altura. As três medidas devem de ser expressas na mesma unidade de medida, seja em milímetros, centímetros ou metros.

O volume do prisma é igual ao produto da área da base pela altura, quer ele seja oblíquo ou reto.

Área de um retângulo
Um retângulo é um polígono irregular, pois seus lados são dois a dois diferentes, ou seja, o valor da medida da base é sempre diferente do valor da medida da altura. A área desse polígono irregular pode ser calculada multiplicando-se a sua base pela sua altura.

2- Determine o perímetro de um retângulo, sabendo que a base mede 24 cm e que a altura mede a metade da base. R- A altura irá medir 24 ÷ 2 = 12 . Com isso, teremos um retângulo com 24cm de base e 12cm de altura.