Como calcular volume 6 ano?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

A medida de volume no sistema internacional de unidades (SI) é o metro cúbico (m3). Sendo que 1 m3 corresponde ao espaço ocupado por um cubo de 1 m de aresta. Neste caso, o volume é encontrado multiplicando-se o comprimento, a largura e a altura do cubo.

O volume do cubo é igual ao comprimento da aresta elevado a 3, ou seja, V = a³.

Fórmula: V = comprimento x largura x profundidade V = 8 m x 5 m x 1,5 m = 60 m³ (sessenta metros cúbicos), lembrando que 1 m³ (metro cúbico) é igual a 1000 litros. Portanto, 60 m³ é igual à capacidade de 60 000 litros.

Podemos definir volume como o espaço ocupado por um corpo ou a capacidade que ele tem de comportar alguma substância. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cúbico a três dimensões: altura x comprimento x largura.

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

O volume de um cubo depende da medida de sua aresta, consideramos apenas uma medida, pois o cubo possui todas as arestas de tamanhos iguais e seu volume é apresentado pela expressão V = a³, onde a corresponde à medida da aresta.

Dessa maneira o volume do cubo pode ser definido como comprimento × largura × profundidade = comprimento × comprimento × comprimento = comprimento3. Para que sua resposta fique em centímetros, assegure-se de que a unidade de medida do comprimento esteja em centímetros.

Para calcular o volume de um paralelepípedo, basta que seja feita a multiplicação do comprimento, da largura e da altura desse sólido geométrico.

padronizadas mas já temos a ideia do que é o volume o volume é o espaço ocupado por um objeto ou por um empilhamento nas próximas aulas a gente vai trabalhar com unidades de volume que são padronizadas.

É possível determinar o volume de um sólido se este apresentar forma geométrica definida: é só medir suas dimensões e multiplicar.

São as medidas que definem o volume de um corpo em metro cúbico. As medidas de volume são responsáveis por determinar qual a capacidade de volume de um determinado corpo sólido. Ela mede o quanto de volume esse corpo pode armazenar.

Para determinarmos o volume de um corpo precisamos multiplicar a área da base e a altura. Lembrando que a base de uma figura pode assumir variadas dimensões (triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, heptágonos entre outros). Alguns sólidos recebem nomes e possuem fórmula definida para o cálculo do volume.

Por definição, cada decímetro cúbico (dm³) equivale a 1 litro, assim, 1 metro cúbico (m³) equivale a 1000 litros. Desta maneira, para converter alguma medida de m³ para litros, para multiplica-la por 1000 e para converter de litros para m³, basta dividi-la por 1000.

Os volumes do cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro são dados pelo produto entre a área da base e a altura. Os volumes da pirâmide e do cone correspondem a um terço do produto entre a área da base e a altura.