Como saber se eu tenho o Zé Pilintra?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Costumam trabalhar e se relacionar diretamente com ele, se identificar com seu jeito de quem teve que sobreviver na malandragem. De acordo com Pai David Dias, Zé Pelintra é: “Aquele que tem que rebolar muito e ter muita ginga para conseguir trilhar uma vida com dignidade”.

O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro".

Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!

E como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade. Porque ele, o Zé Pelintra, quando viveu aqui na Terra, passou por mesmo problema. Zé Pelintra sofreu na pele a discriminação: por ser órfão, por ser negro, por ser imigrante, por ser pobre.

Zé Pelintra é a figura icônica do malandro nos terreiros do Brasil. Já a figura feminina que ocupa um lugar de protagonismo nas rodas da malandragem e nas giras dos exus é a pombagira.

Salve Zé Pelintra, mensageiro de luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus praticam a caridade. Dai-nos Zé Pelintra, o sentimento suave que se chama misericórdia. Dai-nos o bom conselho. Dai-nos a proteção quando puderdes.

Zé Pilintra

  • Não existe Sorte. O que existe é oportunidade e conhecimento. ...
  • Moça, ter proteção não quer dizer necessariamente que tudo vai dar certo... ter proteção, quer dizer que mesmo quando tudo dá errado, acaba BEM! ...
  • Seja paciente, às vezes você tem que passar pelo pior para alcançar o melhor. Zé Pilintra.

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

Maria Navalha

Se tinha uma mulher que Zé pilintra amava essa mulher sem dúvidas era Maria Navalha. A mulher era tão boa na lábia quanto o homem, enquanto Zé pensava em bater com as pernas no botequim Maria já estava lá sentada a sua espera.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

As entidades da umbanda fazem parte de seres espirituais com características únicas, entre esses seres encontra-se Zé Pelintra, uma entidade cercada por peculiaridades, descrito como malandro, apreciador de bebidas e jogador de carteado, uma entidade negra que recebe várias interpretações.

Que rouba e não cumpre a lei: 3 ladrão, larápio, gatuno, marginal, meliante, delinquente, trombadinha, roubador, malandrim, pilha.

Oferendas boas para Zé Pilintra são. Amendoim torrado, sardinhas fritas, tem que ser sete sardinhas e dentro da sétima sardinha, vai os seus pedidos dentro dela. Você pode fazer farrofa de carne seca, carne do sol frita, linguiça paio de casa do norte frita. E tudo tem que ser dentro de alguidar ou prato de barro.

O Banho de Zé Pelintra é um mix de ervas selecionadas para te ajudar a vencer as dificuldades do dia a dia, bem como fortalecer o poder de conexão com esse grande mentor espiritual. Na sua composição inclui ervas poderosas como: Pimenta rosa, Eucalipto, cravo, aroeira, boldo, capim limão e guiné.

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

VELAS NA COR TRAÇADA BRANCA E VERMELHA: ZÉ PILINTRA E MALANDROS. dos Malandros e Malandras. Seu pensamento na hora de oferecer uma vela traçada branca/vermelha tem que estar firme num ponto extremo.

Sagitário: Pomba Gira Rosa Caveira, muito leal às nascentes deste signo quando o assunto é negócios e dinheiro. Coloca os sagitarianos em elevado grau social. Sua ausência pode provocar ciúmes excessivos e esforços sem reconhecimento. Capricórnio: Pomba Gira Maria Farrapo das sete almas, ela é sua guardiã.

Quem se diz filho de Zé Pelintra é uma forma de expressar que tem uma devoção e identificação muito forte com essa entidade. É comum também alguns umbandistas se dizerem filhos dessa entidade porque é ela quem rege a sua mediunidade, daí criam um laço afetivo e espiritual intenso.