Como chamar um preto velho?

Perguntado por: acosta3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Geralmente, se apresentam como pais ou mães velhos, mas podem ser chamados de vovôs, quando optam por formas anciãs, ou ainda de tios, quando escolhem vir em formas mais jovens.

“Bendito Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo, Farol das Santas Almas, nossos amados Preto Velhos, nesse momento venho vos pedir meu Pai que com o apoio de (dizer o nome do preto velho de devoção), auxilia-me a me libertar do cativeiro do passado que insiste em pesar em minha alma, em minha consciência e em meu ...

Os Pretos-Velhos são muito conhecidos por ajudar em questões de saúde, seja física ou emocional, assim como para encontrar emprego e unir família. Suas magias, chamadas de "mirongas", são poderosíssimas e repletas de mistérios milenares. Nas consultas, utilizam técnicas de benzimento e sugerem banhos com ervas.

Saudação e oferendas
As comidas prediletas deles são café, bolos, fubá, milho e outros alimentos naturais como batata doce, tapioca, mandioca e tudo o que comiam na época do Brasil colonizado.

Ritual para pedir proteção aos Pretos-Velhos Hoje e em uma segunda-feira, acenda uma vela palito, metade branca e metade preta. Faça a oração abaixo por nove dias, acendendo as velas diariamente. "Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção.

Dia 13 de maio

Dia 13 de maio é dia de preto-velho na umbanda. Dia de comemorar com festa estas entidades que representam velhos negros e negras, espíritos de antepassados.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos.

Por serem pessoas muito simplórias e pela linha de trabalho que estão, a cor principal que os representam é o branco.

Com esse subterfúgio, conseguem maior proximidade com o consulente e ensinam como as pessoas podem aprender com os próprios erros. Eles representam humildade, força de vontade, resignação, sabedoria, amor e caridade. São um ponto de referência a todos os necessitados.

GERAIS

  • O que faço nessa situação?
  • O que fazer para mudar determinada situação?
  • O que mais preciso saber sobre mim mesmo?
  • O que precisa aprender neste momento da vida?
  • Qual o conselho para meu dia/semana/mês etc.?

Dentre as mais conhecidas, utilizadas em benzimentos e banhos de limpeza e equilíbrio energético, estão a Alfazema, a Arruda, o Guiné, o Alecrim e a Rosa Branca. Ervas com propriedades que limpam, tranquilizam e equilibram o corpo físico, mental, emocional e espiritual.

É ele, o preto-velho, um dos responsáveis por manter viva uma memória da escravidão (com seus sofrimentos, sua resistência e sua superação) e, concomitantemente, por auxiliar no sobrepujamento das dores daqueles que o procuram.

Relativamente aos exus, o fator de movimento preponderante é o peso (intencionalidade). São intensamente "pesados" (muito relaxados). O caminhar dos exus, seja em pé, seja com a ajuda dos joelhos, não tem tensão muscular, não resiste ao peso, é passivo diante do seu corpo, que parece ter um "peso" grande.

Sândalo (Lunar) - incenso da humildade. Muito utilizado pelos Pretos-Velhos e por São José.

É utilizada para se obter paz de espírito, harmonia e equilíbrio em casa. Afasta o "gênio contrário" que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas.

O médium deve facilitar a incorporação. Na Umbanda as entidades têm incorporações típicas da linha. O índio é ereto, forte e incorpora com um vibração firme, algumas vezes se ajoelhando e batendo no peito. O preto-velho já é mais macio na incorporação, se curva e faz o tipo de cansado e a criança o tipo infantil.

Feijoada, Tutu de Feijão preto, Mingau, Papa de Pão, Couve Refougada, Torresmo, Amendoim, Bolo de Fuba, Bolo de Milho, Doce de abobora, Paçoca, Maria Mole, Mamão, Laranja, Maça e Banana etc.

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

Os Pretos Velhos são os nossos ancestres. São os verdadeiros fundadores do Candomblé no Brasil. E como reza a tradição do Candomblé na cultura e sabedoria africanas, os ancestrais jamais devem ser esquecidos.

E assim são os Pretos-Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz.

Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.