Como colocar limites em uma amizade?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Como Definir Limites de Amizade com Um ou Uma Ex

  1. Passe um tempo sozinho antes.
  2. Perdoe a pessoa se você estiver magoado com ela.
  3. Não flerte com a pessoa.
  4. Não tente ter uma "amizade colorida" com a pessoa.
  5. Saia com a pessoa em grupo.
  6. Explore seus interesses em comum com a pessoa.
  7. Crie novas lembranças com a pessoa.

Existe uma crença de que amizades verdadeiras não têm limites de entrega, mas, na verdade, não é bem assim. Muitas vezes, para nos doarmos inteiramente para o outro é preciso passar por cima dos nossos prórpios interesses e deixar de olhar para a nossa própria vida.

Assim, devemos perceber que tudo começa no respeito que tenho por mim mesmo, na gentileza que eu mesmo dispenso às minhas necessidades. Dizer “sim” mais vezes para si mesmo é tratar-se com amor e gentileza. Se não começar por você, o outro dificilmente vai ter por você a consideração que você mesmo deveria ter.

Abaixo, quatro dicas para tornar a imposição de limites um pouco mais fácil:

  1. Mantenha o tom de voz firme, porém gentil. A criança precisa entender que o adulto está no controle da situação, então mantenha o autocontrole. ...
  2. Mantenha-se firme no limite estabelecido. ...
  3. Escute com empatia. ...
  4. Ofereça alternativas.

Dicas Para Se Impor Sem Ser Autoritário

  1. 1 – Conheça a Sua Essência. ...
  2. 2 – Desenvolva Sua Autoconfiança. ...
  3. 3 – Seja Assertivo em Suas Decisões. ...
  4. 4 – Entenda Que Amar é Diferente de Se Sujeitar. ...
  5. 5 – Identifique Quais São os Seu Limites. ...
  6. 6 – Se Relacione Com Pessoas Que Te Respeitam. ...
  7. 7 – Se Expresse Sempre Com Gentileza.

Sendo intimidador fisicamente. Mantenha uma postura ereta. A linguagem corporal é muito importante quando se trata de transmitir certa atitude. Tentar ficar o mais alto e confiante que puder vai fazer com que você pareça mais intimidador, então mantenha uma boa postura.

E são fundamentais porque dão contorno, dão margem e dão segurança para as crianças. Colocar limites é também mostrar que amamos nossxs filhxs. Os limites funcionam melhor quando revelados com antecedência e acordados. E, principalmente, quando a gente se respeita.

A solução deste problema está em curar a ansiedade e as fantasias que cada um tem sobre si e sobre os outros. Um bom exercício a ser feito em paralelo a um tratamento é escrever quais são os reais acontecimentos que estão no momento incomodando e necessitam de mudanças, falar não, se impor, etc.

O limite das relações humanas é determinado pela biologia. O ser humano tem capacidade de manter uma rede de amizade composta por, em média, 150 pessoas. Conhecido como “número de Dunbar”, ele foi estipulado, na década de 90, pelo antropólogo inglês Robin Dunbar.

As amizades vitais — aquelas pessoas com quem pode rir, chorar, contar a sua vida e abraçar — são as que têm um maior impacto tanto na saúde como na felicidade. Segundo Robin Dunbar, um psicólogo evolucionista da Universidade de Oxford, cada pessoa precisa de três a cinco destas amizades para melhorar o seu bem-estar.

Existem alguns níveis de amizade como: nível 01: conhecidos (sem afinidade e nem conexão); nível 02: colegas (poucas afinidades e fraca conexão); nível 03: colegas mais chegados (há algumas afinidades e conexões em comum) e nível 04: amigos (temos muita afinidade, cumplicidade, parceria e total conexão)”, explica.

Os limites nos permitem conservar nossa energia emocional.
A nossa incapacidade de nos defender do outro é o que causa na maioria das vezes ressentimento, afetando nossa autoestima e identidade. Nestes casos, limites podem sim, serem vistos como barreiras de defesa do nosso emocional.

Neste artigo, vamos mostrar três maneiras de você estabelecer seus limites pessoais e proteger-se no dia a dia.
...
Conteúdo

  1. Estabelecer limites começa como auto-consciência.
  2. Comunicando seus limites com gentileza e assertividade.
  3. Apoie-se em quem você conhece bem.

E o que é estabelecer limites pessoais? Estabelecer limites pessoais relaciona-se com a capacidade de afirmação pessoal, isto é, com a capacidade de dizer ao outro o que sente, pensa e quais as suas necessidades de forma a respeitar o outro, ou seja, de forma assertiva e assumindo responsabilidade pessoal.

Impor limites é estabelecer linhas com os outros (e conosco) que não devem ser cruzadas. Edward T. Hall e Robert Sommer, pioneiros no estudo do espaço pessoal, garantem que esses limites estabelecidos são mais do que um território.

Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje. O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da perfeição. Ultrapassar os limites não é um erro menor do que ficar aquém deles.

Os limites não são apenas um sinal de um relacionamento saudável; eles são um sinal de respeito próprio. Portanto, dê a si mesmo permissão para estabelecer limites e trabalhar para preservá-los. Entenda que os limites foram estabelecidos para nos lembrar até onde é saudável ir e de que ponto devemos regressar.

Como estabelecer limites na relação conjugal?

  1. 1 – Avaliar o conteúdo e a forma de falar. ...
  2. 2 – Escolha o melhor momento para conversar. ...
  3. 3 – Tenha o respeito como base do relacionamento. ...
  4. 4 – Garanta o direito do outro dizer “não” ...
  5. 5 – Busque o autocontrole. ...
  6. 6 – Se necessário, busque ajuda profissional.