Como impor limites ao seu chefe?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Existem algumas técnicas para estabelecer limites a superiores sem criar uma rixa.

  1. Comunique-se com clareza. ...
  2. Conheça seus próprios valores e proteja seu tempo. ...
  3. Aprenda a dizer não. ...
  4. Reflita sobre por que o gerente tenta ultrapassar seus limites.

Assim, devemos perceber que tudo começa no respeito que tenho por mim mesmo, na gentileza que eu mesmo dispenso às minhas necessidades. Dizer “sim” mais vezes para si mesmo é tratar-se com amor e gentileza. Se não começar por você, o outro dificilmente vai ter por você a consideração que você mesmo deveria ter.

Veja a seguir 6 dicas para lidar com um chefe insuportável:

  1. SEJA JUSTO. Antes de julgar apressadamente o seu chefe deve pensar em tudo que pode estar a acontecer na empresa. ...
  2. NÃO DIGA MAL NAS COSTAS DELE. ...
  3. DETERMINE O QUE É INSUPORTÁVEL. ...
  4. CONVERSE COM ELE. ...
  5. O CHEFE DO CHEFE. ...
  6. CUIDADO COM OS ABUSOS.

Dicas Para Se Impor Sem Ser Autoritário

  1. 1 – Conheça a Sua Essência. ...
  2. 2 – Desenvolva Sua Autoconfiança. ...
  3. 3 – Seja Assertivo em Suas Decisões. ...
  4. 4 – Entenda Que Amar é Diferente de Se Sujeitar. ...
  5. 5 – Identifique Quais São os Seu Limites. ...
  6. 6 – Se Relacione Com Pessoas Que Te Respeitam. ...
  7. 7 – Se Expresse Sempre Com Gentileza.

Confira 4 coisas que todos os chefes gostam de ouvir:
O seu chefe provavelmente tem que lidar com prazos dados pelos superiores dele, então ele espera que as tarefas sejam cumpridas dentro desse deadline. Cumprir prazos faz de você um profissional melhor. Você trabalha no mesmo escritório todos os dias.

São inaceitáveis situações como postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; condutas ilegais; agir desrespeitosamente ou em desleixo; agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.

Dicas para dizer não ao chefe sem medo

  1. Pense nas consequências de dizer “sim” e “não” ...
  2. Dê uma justificativa válida. ...
  3. Ofereça uma alternativa. ...
  4. Lembre seu chefe da lista de tarefas que possui. ...
  5. Demonstre gratidão. ...
  6. Seja empático. ...
  7. Defina limites. ...
  8. Aja com naturalidade.

Denuncie. Se a empresa não resolver o problema, é possível fazer uma denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público, que podem entrar em contato com o empregador para apurar.

A humilhação no trabalho é crime e o ofendido pode ingressar com uma ação judicial para ter reparado o dano sofrido. Essa situação é prevista no artigo 114 da Constituição Federal e no artigo 483 da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho.

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

Abaixo, quatro dicas para tornar a imposição de limites um pouco mais fácil:

  1. Mantenha o tom de voz firme, porém gentil. A criança precisa entender que o adulto está no controle da situação, então mantenha o autocontrole. ...
  2. Mantenha-se firme no limite estabelecido. ...
  3. Escute com empatia. ...
  4. Ofereça alternativas.

Os limites nos permitem conservar nossa energia emocional.
A nossa incapacidade de nos defender do outro é o que causa na maioria das vezes ressentimento, afetando nossa autoestima e identidade. Nestes casos, limites podem sim, serem vistos como barreiras de defesa do nosso emocional.

Até onde uma pessoa pode chegar, o que ela é capaz de suportar e o que ela pode superar são determinados pelo limite de cada um. O limite é pessoal, por isso não permite igualdade entre as pessoas, enquanto muitos são capazes de aguentar grande pressão, desafios e privações para outros essa capacidade é muito menor.

Lidando com o chefe inapto: tranquilize-se e ordene seus pensamentos. Se você está frustrado com esse tipo de chefe, pode ser porque possui as habilidades que ele não possui.

A melhor estratégia é antever as preocupações e questões do seu chefe, e ter as respostas e soluções prontas. Concentre-se em fazer o melhor trabalho possível, e ofereça soluções sem esperar que o seu gestor pergunte.

6 coisas que chefes não devem fazer

  • Acumular tarefas e microgerenciar a equipe. ...
  • Não manter as coisas em ordem. ...
  • Não dar e ouvir feedbacks. ...
  • Não se importar com as pessoas. ...
  • Perder os talentos da empresa. ...
  • Parar de estudar.

A solução deste problema está em curar a ansiedade e as fantasias que cada um tem sobre si e sobre os outros. Um bom exercício a ser feito em paralelo a um tratamento é escrever quais são os reais acontecimentos que estão no momento incomodando e necessitam de mudanças, falar não, se impor, etc.