Quando o chefe passa dos limites?

Perguntado por: rcruz8 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

fazer brincadeiras de mau gosto ou críticas em público, colocar o trabalhador em um ambiente isolado como forma de castigo, retirar instrumentos de trabalho como mesa ou telefone para constrangê-lo, criar boatos e calúnias sobre o trabalhador.

Apresenta pouca ou nenhuma interação com as equipes, sempre dispara feedbacks negativos e não aceita opiniões contrárias. Pode também tentar amedrontar e humilhar colegas.

Como provar dano moral no trabalho
No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado.

6 dicas para lidar com um chefe insuportável

  1. SEJA JUSTO. Antes de julgar apressadamente o seu chefe deve pensar em tudo que pode estar a acontecer na empresa. ...
  2. NÃO DIGA MAL NAS COSTAS DELE. ...
  3. DETERMINE O QUE É INSUPORTÁVEL. ...
  4. CONVERSE COM ELE. ...
  5. O CHEFE DO CHEFE. ...
  6. CUIDADO COM OS ABUSOS.

Denuncie. Se a empresa não resolver o problema, é possível fazer uma denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público, que podem entrar em contato com o empregador para apurar.

Dicas de como lidar com chefes difíceis

  1. Tenha organização. Saber gerenciar suas tarefas e cumprir todas elas com certeza é uma atitude que vai evitar muita dor de cabeça. ...
  2. Desenvolva sua inteligência emocional. ...
  3. Ofereça feedbacks sempre construtivos. ...
  4. Aposte em uma boa comunicação. ...
  5. Defina seus limites.

Mesmo na ausência de motivos religiosos, a empresa não pode exigir que o empregado com cabelo ou barba compridos corte ou apare os fios. O mesmo vale para cabelos afro, tranças e dreadlocks. Unhas e maquiagem Qualquer exigência de visual que configure gasto para o funcionário deve ser reembolsada pelo empregador.

No caso do assédio moral no trabalho não é assim, dependendo do tipo de assédio que você sofre, as formas de provar mudam.
...
Para provar este tipo de assédio moral, você pode utilizar:

  1. Testemunhas;
  2. Fotos;
  3. Vídeos;
  4. Gravação de áudio.

Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.

Lidando com o chefe inapto: tranquilize-se e ordene seus pensamentos. Se você está frustrado com esse tipo de chefe, pode ser porque possui as habilidades que ele não possui.

A situação de maior estresse no trabalho, que é perder o emprego, faz com que você tenha 50% mais chances de passar por problemas de saúde, diz a Quartz. Já um cargo que exige mais do que você pode entregar te dá 35% mais chances de ter alguma problema diagnosticado médico.

Saiba como interpretar os sinais de seu chefe sobre você

  1. Quando o chefe pega mais pesado com você ...
  2. Quando você recebe mais tarefas do que acha que pode lidar. ...
  3. Quando tudo parece estar bem, mas nunca há elogio ou feedback. ...
  4. Quando o chefe nunca pergunta nada sobre sua vida pessoal.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

A humilhação no ambiente de trabalho como em decorrência de ofensas verbais é um crime e pode gerar uma ação judicial para que o trabalhador possa ter o dano sofrido “recuperado”. Essa situação está prevista no artigo 483 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), assim como no artigo 114 da Constituição Federal.

Geralmente configura-se dano moral a conduta por parte do empregador nos processos de demissão por justa causa, a chamada demissão injuriosa. Uma situação bem recorrente, é quando o empregador atribui ao trabalhador falso motivo para a demissão por justa causa, em que o empregador acusa o trabalhador de furto.

Quando o chefe não gosta de você, ele pode se tornar um inimigo ou um aliado. Isso também depende de você. Ele pode te subestimar e até tentar te sabotar, passando os jobs mais chatos para você ou encontrando mil defeitos naquilo que você faz diariamente.

Dicas para dizer não ao chefe sem medo

  1. Pense nas consequências de dizer “sim” e “não” ...
  2. Dê uma justificativa válida. ...
  3. Ofereça uma alternativa. ...
  4. Lembre seu chefe da lista de tarefas que possui. ...
  5. Demonstre gratidão. ...
  6. Seja empático. ...
  7. Defina limites. ...
  8. Aja com naturalidade.

Confira 4 coisas que todos os chefes gostam de ouvir:
O seu chefe provavelmente tem que lidar com prazos dados pelos superiores dele, então ele espera que as tarefas sejam cumpridas dentro desse deadline. Cumprir prazos faz de você um profissional melhor. Você trabalha no mesmo escritório todos os dias.

O chefe tóxico também costuma agir negativamente no cotidiano nas empresas ou grandes situações, ir contra subordinados, chefes ou parceiros, sempre se justificando de ser pressionado pelos resultados, pelas incompetências da empresa ou dos outros.