Como colocar um recém-nascido na rotina?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Rotina do recém-nascido: 10 ideias para organizar

  1. Tenha uma ordem estruturada.
  2. Faça intervalos corretos entre as mamadas.
  3. Enrole os bebês para dormir.
  4. Crie um ritual de sono.
  5. Não deixe o bebê trocar o dia pela noite.
  6. Tenha um horário certo para o banho.
  7. Lembre-se do passeio.
  8. Brinque com seu filho.

Quando o bebê começa a ter rotina? Apesar de existirem divergências na área científica sobre esse assunto, boa parte dos médicos defende que a rotina dos bebês começa pra valer entre dois e quatro meses de vida.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

entre 10h e 14h

Recém-nascido deve tomar banho em banheirinha, com água suficiente para cobrir as perninhas dele, usando apenas sabonete neutro para a higienização. Nos primeiros meses, não use shampoo, talco ou perfume. O horário mais indicado é o mais quente do dia, entre 10h e 14h.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h.

A preferência, nesse caso, é a voz humana, em especial a da mãe. Cantar canções de ninar, dançar e bater palmas suaves são atividades muito bem-vindas, não só nessa fase, como também durante a gestação. Pendurar móbiles coloridos no berço do bebê também ajuda.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Então, caso você já tenha se perguntado por que não pode dar de mamar deitada, a resposta é: não existe nenhum porquê. Você pode amamentar deitada, sim! Aliás, amamentar deitada é tudo de bom. A mãe não precisa segurar o bebê nos braços e, ainda, pode aproveitar um descanso gostoso ao lado dele.

Deitada de lado
Use a outra mão para levar o mamilo até os lábios do bebê. Depois que ele pegar o peito, você pode usar um braço para apoiar a si mesma e o outro para apoiar o bebê.

Não existe, portanto, um limite para o número de banhos. A enfermeira neonatologista Ana Paula Campos, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), conta que, em geral, um por dia é o suficiente. “Mas, se estiver calor ou o cocô vazar da fralda, pode ser uma boa ideia repeti-lo”, diz.

- Quantos banhos são necessários por dia? Um, apenas. Você pode até dar um segundo banho no bebê à noite, sem usar o sabonete, para ajudá-lo a relaxar. Dois banhos diários são também indicados se estiver fazendo muito calor.

Até quando o bebê é considerado recém-nascido? Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Entretanto, de acordo com as sociedades americana e europeia de pediatria, se um recém-nascido tomar de três a quatro banhos por semana, já é o suficiente.

Pode lavar o cabelo do bebê à noite? O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e ter uma melhor noite de sono. Contudo, a resposta é sim para a grande questão, pois, não existem riscos para este momento tão especial. O indicado é não deixá-lo dormir com o cabelo molhado.

Além dos banhos com balde ou de banheira, uma opção muito interessante os banhos de ervas. A camomila, a aveia e o amido de milho são produtos de matéria vegetal com altas propriedades terapêuticas e que podem ser combinados com a água do banho para fazerem os bebês relaxarem antes de dormir.

Algumas dicas para fazer ao longo do dia podem ajudar estimular o sono do bebê à noite e fazê-lo dormir a noite toda, e incluem:

  1. Limitar a duração das sonequinhas. ...
  2. Estimular o bebê durante o dia. ...
  3. Identificar os sinais de sono. ...
  4. Criar uma rotina para dormir.