Como cobrir o recém-nascido para dormir?

Perguntado por: lzaganelli4 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A forma correta de cobrir a criança é deixando o cobertor na altura do peito e preso firmemente nas laterais e no pé do colchão. 10 - Pijamas de corpo inteiro, com pezinhos ou sacos de dormir são as alternativas mais seguras para o bebê dormir. Fique atenta com shorts e calças com cordões, além de roupas muito justas.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), bebês saudáveis podem dormir com cobertor a partir do primeiro ano de vida, de preferência a partir dos 18 meses de idade. Bebês com menos de 12 meses devem dormir em um berço firme, coberto apenas com o um lençol e de barriga para cima.

"Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy. "Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de que está a receber leite suficiente.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Um bebê é considerado recém-nascido do seu nascimento até os 28 dias de vida. Depois desse período já pode ser designado como apenas bebê ou lactente.

Durante os primeiros meses de vida, costuma ser recomendado que os pais evitem passeios em locais com aglomeração de pessoas, que podem expor o bebê a infecções3. Por isso, sair com o recém-nascido nos primeiros meses deve se limitar às visitas ao médico.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

De acordo com os especialistas, nos primeiros meses de vida não há necessidade de colocar travesseiro no berço do recém-nascido, sendo o mais indicado dormir em uma superfície firme, plana e macia, acomodando bem a coluna do bebê. A partir dos seis meses, a criança já pode usar um travesseirinho.

Geralmente, o choro de cólica acontece em um determinado período do dia, o bebê fica muito irritado, fecha as mãozinhas, trata-se de um choro mais forte, mais inconsolável. Já o choro de fome, o bebe chora bastante também mas é um choro mais calmo; e ele dá sinais de que está procurando o peito.

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e , quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

Engasga mamando ou quando fica deitado? Segundo o Osteopata Pediátrico Dr. Mauro Gemelli, muitos bebês e crianças desenvolvem disfunções da deglutição, ou seja, não engolem bem o leite e engasgam. “Por causa desses problemas elas tossem, o que é comum, mas não é normal.

Além disso, as mamães também podem pensar: “o meu leite não está sustentando porque o bebê sente vontade de mamar toda hora”. Isso também é um mito. Na verdade, o leite materno é ótimo para a digestão do bebê. Por isso, no primeiro mês, é necessário que o bebê mame em intervalos mais curtos.