Como conservar a carne com sal?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Pode-se envolver o exterior da carne com sal seco e deixar o sal infundir na carne por várias semanas. Este método leva o nome de cura a seco. Outra opção é fazer uma salmoura (salgada o suficiente para uma batata flutuar) e deixar a carne de molho nela por várias semanas.

O objetivo é reter a água dos produtos, mantendo a maciez e a qualidade deles. A salga impede o desenvolvimento de micro-organismos e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.

Porém, se a carne for guardada temperada, a sua durabilidade diminui: na geladeira, somente por 3 dias e, no freezer, por no máximo um mês.

Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C. Assim, não deve permanecer fora da geladeira por mais de 1 hora.

Para 1 kilo de carne de boi - 25 grs de sal. Para 1 kilo de carne de porco - 20 grs de sal. Para 1 kilo de carne de frango- 15 grs de sal. Para 1 kilo de peixe- 12 grs de sal.

• Sal comum (cloreto de sódio)
O cloreto de sódio é um componente de grande importância nas misturas de cura empregadas em carnes. A uma concentração suficiente de sal inibe o crescimento microbiano ao aumentar a pressão osmótica do meio do alimento, com a conseqüente redução da atividade da água.

Como falado anteriormente, o sal praticamente não estraga. O que pode acontecer é por causa da umidade do local, o sal ficar úmido e grudento. Mas não quer dizer que ele estará ruim. Ele pode até mudar um pouco de cor, é normal acontecer isso.

O congelamento é junto com o enlatamento um dos métodos mais eficazes para a conservação de alimentos. Usado por indústrias e donas de casa, que congelam frutas, legumes, carne, peixes, aves e laticínios.

O SAL GROSSO, é o tipo que retém mais o líquido da carne. Utilizamos ele apenas para assar Janelas (Costelões) e peças grandes, porque ele ajuda a eliminar um pouco do excesso de gordura da peça. Um erro clássico é usá-lo úmido: isso acaba fazendo com que a carne absorva mais, o que compromete o seu sabor.

Dicas para armazenar carnes
Quanto mais baixa a temperatura, menor a chance de uma bactéria se multiplicar, além de diminuir a velocidade de uma possível reação química. O ideal é estocar as carnes no freezer ou em câmaras de congelamento em uma temperatura de -18 °C.

O primeiro a fazer para congelar uma carne, é não guardar ela temperada. Isso vai pode modificar o sabor dela, pois com o tempo alguns temperos podem sofrer alterações. Depois disso, o ideal é retirar o excesso de gordura, ossos e sangue.

Sendo assim, experimente embalar a sua peça de carne com uma camada de sal e açúcar e mantê-la armazenada em um local fresco. Quando for consumir, lembre-se de deixar o produto na água por um tempo para retirar o excesso de sal.

Alimentos com temperos não podem ir ao freezer
Esse tipo de alimento, no entanto, tem uma vida um pouco mais curta lá dentro. É recomendado consumi-lo em um prazo máximo de um mês. Levar ao freezer também não vai influenciar no sabor do seu prato.

Sal: A umidade pode comprometer a qualidade do sal, portanto o ideal é guardar o sal dentro do armário. Também é importante retirar o produto de dentro do pacote e guardá-lo em um recipiente fechado.