Como cuidar de pimenta roxa em vaso?

Perguntado por: aalmeida7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

As pimenteiras precisam de mais água durante o florescimento e a frutificação, mas sem excessos. Para plantio em vasos, é recomendado não molhar as folhas. Basta colocar água no solo do vaso sempre nos horários mais frescos do dia (ao amanhecer ou no final da tarde).

A frequência de rega pode realizar todos os dias para regiões quentes, ou 3 a 4 vezes na semana para regiões com clima mais amenos e úmidos, mas em caso de dúvidas, sempre que o substrato já estiver seco na camada superficial de 5 cm é bom estar regando para repor a água no solo.

A Pimenta é uma ótima opção de planta para o mal olhado e e ela traz boas energias para dentro da sua casa. Ela precisa ser colocada em ambientes com sol e de meia-sombra.

Algumas causas levam ao secamento e morte das pimenteiras. Solos muito argilosos e excesso de água favorecem o surgimento de doenças que murcham e secam as plantas. A pimenta-malagueta também é bastante suscetível ao “vírus Y da batata” transmitido por pulgão.

Essa planta da espécie Capsicum frutescens tem ciclo de vida anual, no máximo bianual, o que significa que, com inveja ou sem, o pezinho acabará secando em no máximo 24 meses.

A água é a melhor amiga da sua plantinha, mas regar a planta em excesso não vale! O ideal é regar a pimenteira quando a superfície da terra seca.

Um fungo chamado oídio também é responsável pelo surgimento de manchas amarelas nas folhas da planta de pimenta, inclusive, levando-as à queda. A falta de nutrientes e o excesso de água são outros fatores que promovem o amarelecimento das folhas, cuja evolução pode ser uniforme ou em forma manchas.

quatro horas

Quanto mais quente, melhor! Quanto mais quente, melhor as pimentas se desenvolvem. Elas precisam de quatro horas de sol direto por dia, no mínimo. Apesar disso, essas plantas também podem ser cultivadas em meia-sombra.

No entanto, você não deve jogar água em excesso na hora de fazer a irrigação, pois isso pode prejudicar a pimenta. O ideal é utilizar somente a quantidade necessária para umedecer a terra. Além disso, é importante podar o pé de pimenta uma vez por ano, pelo menos. Isso ajuda a planta a se desenvolver.

Regue delicadamente com um borrifador todos os dias, de maneira que a terra fique úmida, mas não encharcada. Regar demais ou de maneira brusca é perigoso, pois pode deixar a terra muito compacta, como um tijolo, e impedir a semente de fixar raízes e crescer.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Ela atrai boas energias para o amor e emana vibrações estimulantes, afrodisíacas e tonificantes. É oriunda do sul da Europa e foi introduzida na América do Norte e no México. Colocada em casa, dispersa o mau-olhado, o espírito negativo e até maus sentimentos dos próprios moradores.

Plantas Pimenteiras
Pimenta verde, dedo de moça ou mesmo as de cheiro são boas apostas para presentear e costumam agradar muito. Elas ficam bonitas em vários ambientes, especialmente em cozinhas.

No ambiente, a Avenca tem a capacidade de absorver energias negativas e na presença de inveja suas pequeninas folhas murcham.