Como cumprimentar no velório?

Perguntado por: lalmada9 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

No sermão para funeral, compreender o que as pessoas sentem é mais do que o Evangelho, é um sinal de empatia. Por isso, sua duração é curta e as palavras oferecem reflexões, e não completa melancolia. Deve-se estabelecer um respeito aos sentimentos na escolha das melhores palavras e Escrituras.

Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.

Falecimento no hospital
Com o documento em mãos, o familiar deve ir a uma agência do Serviço Funerário Municipal. Vale ressaltar que, caso o falecido tenha deixado registrado em cartório sua opção pela cremação (ou se a família assim o desejar), a declaração terá de ser assinada por dois médicos.

No Brasil, o hábito de vestir peças de roupas na cor branca está sendo cada vez mais utilizada, principalmente em casos de mortes decorrentes de atos violentos. A cor branca usada pelos orientais como forma de luto pode transmitir a necessidade de estar em silêncio, buscar a reflexão e paz em momentos difíceis.

Quantos dias leva para um corpo estourar? Depois de passar por muitos processos, o corpo humano acaba estourando logo após o término das etapas de putrefação. Sendo assim, após 30 dias da morte do ser humano, vai se formando um volume intenso de gases dentro do corpo.

Como fazer uma homenagem fúnebre?

  1. 1- Organize um discurso. Uma forma de lembrar de alguém é escrever sobre ela. ...
  2. 2- Relembre quem se foi. Uma boa forma de homenagear alguém é manter seus projetos vivos. ...
  3. 3- Realize uma missa. ...
  4. 4- Monte um espaço para guardar lembranças. ...
  5. 5- Avise os amigos e parentes.

Evite cores claras.
Nunca use cores claras para um funeral. As cores primárias (azul, vermelho e amarelo) podem ser ofensivas ou desrespeitosas. O vermelho é uma cor de celebração em algumas culturas e deve ser evitado.

Carpideiras: As carpideiras são mulheres contratadas para chorar, lamentar a morte em velórios.

2 Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.

Atualmente, não se usa mais o termo “enterro” (inclusive, enterrar corpos fora dos cemitérios é considerado crime pela legislação brasileira). Por isso, o mais correto é falarmos em sepultamento, que envolve um trabalho profissional por trás.

Confira os 5 passos para organizar o funeral!

  1. 1- Considere as preferências do falecido. Antes de organizar o funeral é importante levar em conta as preferências do falecido. ...
  2. 2- Separe a documentação. ...
  3. 3- Escolha uma funerária. ...
  4. 4- Avise amigos e familiares. ...
  5. 5- Prepare as homenagens.

Isso é feito quando é necessário evitar que líquidos corporais sejam expelidos durante o funeral, o que colocaria em risco a saúde e a segurança dos presentes.

No Brasil Colonial, o vestuário da pessoa falecida possuía grande importância, tanto é que no testamento de pessoas de famílias rica era colocada a roupa que deveriam ser enterradas. À época, a crença era de que se o morto não se vestisse adequadamente sofreria consequências.