Pode ir de branco no velório?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Nunca use cores claras para um funeral. As cores primárias (azul, vermelho e amarelo) podem ser ofensivas ou desrespeitosas. O vermelho é uma cor de celebração em algumas culturas e deve ser evitado. As cores claras não devem ser parte da sua roupa em nenhuma situação.

Trata-se de uma grande falta de respeito; Já foi o tempo em que era costume comparecer ao velório com roupas pretas. Mas é bom evitar roupas muito chamativas, decotes indiscretos, saias muito curtas e cores muito berrantes.

Desta forma, o branco também é a cor da morte, por isso, no candomblé, exprime o luto.

Como povo de cultura ocidental, nosso país costuma associar o preto ao luto, à dor e sofrimento. É considerado, de maneira geral, uma cor triste, ausente de luz, e que lembra a noite (de forma negativa, que simbolicamente representa a morte).

Algumas religiões também acreditam que o velório deva durar 24 horas, porque esse seria o tempo que o espírito ainda permanece presente no corpo após o falecimento. Entretanto, o período de exposição do corpo que está sendo velado pode variar muito, a depender de cada região ou país.

Use roupas discretas
Se estiver muito calor, não use decotes, camisetas regatas ou roupas curtas que deixam o corpo muito exposto. Não use cores muito gritantes, tons alegres, dê preferência aos tons mais sóbrios. É um momento triste para todos os familiares e amigos, quanto mais discrição melhor.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

Na dúvida sobre como se comportar durante um velório, apenas respeite o silêncio que a ocasião pede. Nesses momentos, o ideal mesmo é falar apenas o necessário e evitar qualquer tipo de comentário ou questionamento que possa chatear ainda mais a família.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

Segundo ela, a gente pode até optar em não ir, desde que “ritualize” a despedida de outro jeito. “Pode ser com uma oração em casa, acendendo uma vela, montando um álbum de fotos, ou simplesmente pensando na pessoa que faleceu. Mas, é um momento particular que precisa existir”, insiste.

2 Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa do banquete, porque esse é o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3 Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a atristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria.

Os espíritos desencarnados não ficam nos túmulos presos aos despojos mortais. Eles continuam vivendo perto de nós ou nas Colônias Espirituais, como “Nosso Lar”, mostrada em filme. Podemos, portanto, orar pelos espíritos, onde estivermos. O lugar não importa, desde que a prece seja sincera.

Cristianismo. O luto católico pode durar 7, 30 ou 365 dias, dependendo da vontade dos familiares. Antigamente, as mulheres vestiam preto por pelo menos um ano quando pai, marido ou filhos morriam.

Durante, o velório, que dura aproximadamente 24 horas, é possível que o encarnado se despeça do ente querido. Nele, é fundamental orar pelo desencarnado, ou seja, enviar boas vibrações, bons pensamentos.

O cinza é a cor da tristeza – foi o que concluiu um estudo britânico a respeito da relação entre as cores e as emoções. Ao apontar a cor que melhor refletia o que sentiam, pacientes depressivos escolheram, na sua maioria, tons de cinza.

Ao longo da história a cor preta era vista como algo associado com o perigo ou a maldade.

A cor branca simboliza não somente a paz, como a pureza, inocência e honestidade. Ao cômodo ela dá a sensação de amplitude e claridade, podendo potencializar as demais cores do ambiente.

Levando em consideração que após a morte de uma pessoa há uma papelada básica a ser preenchida, o tempo entre a morte e o funeral deve ser de no mínimo 24 horas.

Cerimônia Fúnebre. Velório é um tradicional encontro ou celebração dos parentes e amigos de um falecido nas horas que se seguem à sua morte e antes do sepultamento ou cremação do corpo.

Cerimônia do Velório:
É possível realiza-la em hospitais, igrejas, residências, salas municipais e particulares.