Como curar lesão no ligamento?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Nas mais leves pode ser indicado a imobilização, uso de medicamentos e fisioterapia. Em lesões de alto grau até a possibilidade cirúrgica pode ser aventada. Ao sentir qualquer um dos sintomas é importe procurar um médico o mais rápido possível.

Normalmente de 4 até 12 semanas.

O tempo e o método de tratamento dependerão da lesão. Pode ser necessário uso de órtese (bota) por 3 à 6 semanas. Além disso, fisioterapia motora auxilia na recuperação após a imobilização, com alongamento e fortalecimento.

Os principais tratamentos para o rompimento do ligamento do joelho são:

  1. Repouso. O repouso do joelho ajuda na recuperação e alivia a dor e o desconforto que surgem ao movimentar a articulação do joelho. ...
  2. Compressas frias. ...
  3. Imobilização. ...
  4. Uso de remédios. ...
  5. Fisioterapia para o joelho. ...
  6. Cirurgia.

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

As nozes, a linhaça e também o chá de cavalinha, ajuda a fortalecer as cartilagens, tendões e ligamentos. Então, não abandone o seu sistema musculo-esquelético. Faça exercícios de fortalecimento dos ligamentos e tendões, além de alongar antes ou depois do treino diário.

Sim, algumas pessoas conseguem correr com o Ligamento cruzado anterior lesado, porém isso envolve alguns riscos. Os principais riscos são o surgimento de lesões em outras estruturas do joelho como meniscos e cartilagem, assim como novos episódios de entorse do joelho pela instabilidade.

Suplemento para ligamentos e tendões
Afinal, tendões e ligamentos precisam de nutrientes como vitamina C, colágeno, proteínas, entre outros. Por isso, uma dica é suplementar com vitamina C, magnésio e minerais.

Ressonância Magnética
Esse exame permite avaliar também lesões do menisco, da cartilagem e dos outros ligamentos do joelho. Essas informações são importantes para planejar o tratamento e a reabilitação do paciente.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Para indivíduos que exercem atividades de trabalho que não demandem grandes esforços físicos, o retorno ocorre, em média, após 60 dias. Pacientes trabalhadores pesados precisam de um pouco mais de tempo para o retorno: 90 dias.

A dor é imediata e forte após o entorse, não conseguirá caminhar ou até exercer força no pé (pôr o pé no chão ou “pisar”). Assim, quanto maior a dor e o edema (inchaço), mais grave será a lesão e consequentemente mais demorada será a fase de reabilitação.

Todo esse processo leva, no mínimo, 9 meses, mas alguns estudiosos defendem 12 meses. De qualquer modo, esse tempo varia conforme a biologia do paciente e a qualidade da reabilitação que você faz. Quanto melhor você seguir as instruções do ortopedista, melhor o resultado e menor a chance de insucesso do tratamento.

O tratamento dos sintomas inclui descanso de quaisquer atividades agravantes e aplicação de gelo ou terapia fria para reduzir a dor e inflamação. O gelo pode ser aplicado durante 10 minutos a cada hora ao longo dos dois primeiros dias. Depois, de três a quatro vezes por dia, conforme necessário.

Medicamentos anti-inflamatórios como Brufen* podem ajudar. Leia mais acerca da inflamação.

Os medicamentos relaxantes musculares mais comuns para dor no joelho são: tiocolchicosídeo, tizanidina, diazepam, ciclobenzaprina, carisoprodol, baclofeno e orfenadrina.

O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.

Se não operar, com o tempo aparecerão lesões nos meniscos e depois o desgaste da cartilagem ( artrose ). Você perceberá também que o joelho fica mais frouxo, sendo cada vez mais fácil acontecer o falseio.