Como declarar valor pago à construtora?

Perguntado por: ibernardes8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Para isso, basta somar o valor da entrada, paga à construtora e ao corretor, a eventuais parcelas do financiamento quitadas no período. Os gastos com corretagem também devem ser incluídos na ficha “Pagamentos Efetuados” sob o código 72 – “Corretor de imóvel”, com o nome e CPF/CPNJ do beneficiário.

Na parte de “situação em 31/12/2021”, a pessoa precisa informar o valor total pago até esta data, somando tanto a entrada quanto as parcelas do financiamento. Se o imóvel foi adquirido somente em 2022, este campo deve ser preenchido com R$ 0,00. “Muita gente confunde e declara o valor total do imóvel.

Baixe o programa Gerador de Imposto de Renda pelo site da Receita Federal; No campo “Formulários de declaração”, busque a linha “Bens e Direitos”; Em seguida, selecione o “grupo” do item a ser declarado. Neste caso, o grupo correto é “01- Bens Imóveis”.

Para o imóvel adquirido em 2021, no campo “Situação em 31/12/2021” deve-se lançar o valor efetivamente pago durante o ano de 2021, que deverá incluir: valor que foi pago de entrada (se houver); valor usado do FGTS (se houver); total das parcelas pagas em 2021 do financiamento.

“Na Declaração de Ajuste Anual de 2023, abra uma nova ficha “Bens e Direitos”, selecione a linha conforme o tipo do imóvel adquirido: 11 – Apartamento; ou 12 – Casa. Selecione o país de localização do imóvel, informe o número da inscrição municipal (informado na notificação do IPTU) e a data de aquisição.

Como declarar a compra do apartamento na planta no Imposto de Renda 2023? No programa da declaração da Receita Federal, em Fichas da Declaração, o imóvel comprado na planta deverá ser declarado na aba “Bens e Direitos”. Depois clique no botão “novo”, localizado no canto inferior ao lado esquerdo.

Como declarar imóvel financiado no imposto de renda 2023
É o caso dos empréstimos bancários ou entre as pessoas físicas. Financiamentos imobiliários, assim como os de veículos, devem ser informados somente na ficha de Bens e Direitos. Você deve apenas declarar o valor efetivamente desembolsado até cada data.

De acordo com Felipe Gomes dos Santos, especialista em IR do Grupo Crowe Macro, para declarar gastos com reformas, como custos com arquiteto, pedreiro, imóveis embutidos e materiais de construção, é necessário somar os gastos ao valor do imóvel, seja ele quitado ou financiado.

Qual o valor do imóvel que tenho que deve ser declarado? Apenas imóveis que superam os 300 mil devem ser declarados. No entanto, se o indivíduo tiver outros bens que, somados, superam este valor também é preciso declarar.

A única penalidade que será aplicada é a multa pelo atraso no pagamento do imposto (multa de mora), que não se confunde com a penalização pela irregularidade de não haver declarado as rendas, aplicável apenas se a Receita Federal identificar a omissão de rendimentos antes que você faça a regularização por conta própria ...

Em caso de dívidas como empréstimo pessoal, crédito consignado ou cheque especial, é necessário informar os valores na seção “Dívidas e Ônus Reais, com o código 11 - Estabelecimento bancário comercial”.

Apartamento financiado
Se os valores envolvem os menores juros do mercado, você deve declarar apenas o que foi pago no ano anterior. Então, se você está em 2020, por exemplo, precisa incluir apenas os valores do ano de 2019.

Como é declarada a fração imobiliária? A fração imobiliária é declarada pelo valor de pagamento, ou seja, todos os valores que foram pagos em 2020 devem estar informados como sendo aquisição da fração imobiliária.

Até o dia 31 de maio de 2023, todas as pessoas residentes no Brasil em 2022 que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 devem enviar para a Receita Federal. Se você comprou imóvel em 2022, deverá declarar as informações da aquisição no Imposto de Renda 2023.

“Podem ser incluídos no custo de aquisição do imóvel os valores gastos com construção, ampliação ou reforma, desde que suportados por Notas Fiscais e recibos em nome do contribuinte”, adiciona Gularte.

Você deve tomar cuidado na hora de preencher o valor do bem, especialmente se a compra foi feita por meio de financiamento. O valor a declarar não é o valor total do imóvel, mas apenas o montante que você efetivamente pagou no ano passado. O financiamento deve constar apenas na ficha de "Bens e Direitos".

Segundo a Receita Federal, as chamadas despesas dedutíveis representam valores que podem ser legalmente reduzidos dos rendimentos de uma pessoa e, dessa forma, diminuem a base de cálculo do imposto devido. Entram na lista dependentes e despesas com saúde, educação, previdência, pensão alimentícia e livro-caixa.

"Qual a data de aquisição de um imóvel recebido por herança?" A data de aquisição é a data de falecimento da pessoa. Mas você só vai declarar o imóvel no IR no ano em que o processo de inventário for encerrado formalmente. Veja como declarar imóveis no IR 2021.

Para isso, será necessário retificar as cinco últimas declarações de imposto de renda (não é possível retificar declarações anteriores a cinco anos) e incluir o imóvel nessas declarações pelo seu custo de aquisição, conforme informações constantes de escrituras ou instrumentos particulares de aquisição.

Quem comprou imóvel nos últimos 5 anos, seja residencial ou comercial, pode ter direito à restituição do valor pago a mais pelo Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Se você comprou um imóvel na planta em 2022 também é necessário incluí-lo na declaração do Imposto de Renda. Isso vale até para as propriedades que ainda estão em obras ou se os documentos de transferência não foram entregues.