Como definir um gênero literário?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os gêneros literários são classificações em grupo dos diversos tipos de obras literárias existentes. Os gêneros literários resultam dos diversos tipos de produção literária existentes. Existem diversos tipos de produções literárias – romances, poemas, contos, tragédias, comédias etc.

Gênero literário consiste no conjunto de obras que possuem características parecidas, tanto no que diz respeito à forma quanto conteúdo. Basicamente, servem para categorizar os textos, facilitando, assim, a classificação das obras de acordo com sua construção.

Já na Grécia Antiga, Aristóteles, em a Arte Poética, definia os gêneros literários em Épico (do qual são subgêneros os épicos, fábulas, epopeias, etc), Lírico (a poesia, a elegia, a ode, etc) e o Dramático (a comédia, a tragédia, etc). (SOUZA, 2018, online).

O que é gênero literário?

  1. Forma do texto (em prosa ou verso)
  2. Tamanho do texto (longo como um romance ou curto como como uma fábula)
  3. Veracidade ou não da história contada (ficção ou não-ficção)
  4. Tipo de linguagem utilizado (Em primeira pessoa, dialogando com o leitor, ou em terceira pessoa narrando um fato)

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço.

Gênero literário. Enquanto os gêneros textuais englobam todos os tipos textuais, os gêneros literários são grupos de textos especificamente literários, como o próprio nome sugere. Eles podem ser de três diferentes tipos: épicos, líricos e dramáticos.

Categorização dos diferentes tipos de textos
Gêneros literários correspondem à classificação dos textos literários conforme parâmetros da língua portuguesa, envolvendo critérios como contexto, discurso, estrutura, forma, sintaxe e semântica.

Gênero lírico: inclui os textos poéticos, de caráter sentimental, revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Existem inúmeros tipos de gêneros textuais, cada qual com suas características específicas. Estes são exemplos de gêneros textuais que mais fazem parte do nosso dia a dia: Romance, Conto, Crônica, Poema, Ensaio, Biografia, Diário, Notícia, Artigo de opinião, Resenha, E-mail, Verbete de dicionário, Manifesto, Bilhete.

Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.

Gêneros literários: característica comum
Apesar da divisão em lírico, narrativo e dramático, há uma característica comum aos três gêneros: a literatura. Sendo gêneros literários, apresentam aspectos comuns que definem a literatura como uma expressão artística que possui funções recreativas, sociais e críticas.

O presente artigo tem como objetivo discutir o paralelo entre as funções da linguagem e as funções da literatura, perpassando por cada uma das funções que podem emergir das obras literárias, a saber: função lúdica, função catártica, função pragmática, função cognitiva e função estética.

No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.

As notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias e os manuais são exemplos de gêneros textuais que empregam a linguagem não literária.

O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço. O narrador pode ser onisciente, observador ou personagem da narrativa, que pode conter um discurso direto, indireto ou indireto livre.

c) O gênero narrativo apresenta um enredo, no qual existe uma situação inicial, a modificação da situação inicial, um conflito, o clímax e o epílogo. Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens.

Os tipos de textos reúnem 5 tipos (narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo e injuntivo) sendo caracterizados por conterem um objetivo e uma estrutura geralmente fixa. Já os gêneros textuais são estruturas que surgem dos tipos de textos.

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.