Qual o nome do movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas europeias?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O Modernismo brasileiro

O Modernismo brasileiro foi extremamente influenciado pelas vanguardas europeias que eclodiram na Europa, no início do século XX.

As vanguardas europeias são: cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo.

As Vanguardas Europeias vieram para quebrar os padrões e os paradigmas criados por outros movimentos artísticos. As Vanguardas influenciaram a arte moderna mundial, incluindo as pinturas, esculturas, peças de teatro, entre outros. As Vanguardas Europeias que receberam maior destaque são: Cubismo.

As vanguardas europeias passaram pela Literatura Brasileira deixando sua contribuição, especialmente ao somarem com a Semana de Arte Moderna e o movimento modernista, pois juntos vieram romper com a antiga estética que até então reinava em nosso país.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas. forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.

As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.

Vanguarda brasileira
A vanguarda artística europeia teve seu correspondente no Brasil com a Semana de Arte Moderna (1922). Nesse marco simbólico do movimento modernista registrou-se a participação de praticamente todos os setores de atividade artística.

Os primeiros passos aconteceram entre 1912 e 1917, sendo o seu principal marco a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, em fevereiro de 1922. Sob influência das vanguardas europeias e a sua ruptura com a forma tradicional de fazer arte, os artistas brasileiros começaram a repensar a arte no país.

Cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo são os movimentos artísticos das vanguardas europeias, que surgiram no início do século XX. Vanguardas europeias é como ficaram conhecidos os movimentos estéticos surgidos nas primeiras décadas do século XX, no continente europeu.

Dessa forma, o movimento provocou uma grande ruptura na tradição cultural dos anos anteriores. Nessa época, as vanguardas europeias que mais se destacaram foram: o Dadaísmo, o Expressionismo, o Futurismo, o Surrealismo e o Cubismo. Todas elas unidas em um único propósito: a renovação da Arte tradicional.

Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. O cubismo foi fundado em Paris, através do renomado artista espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973) e do francês Georges Braque (1882 - 1963).

Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Villa Lobos, Tarsila Amaral e Anita Malfatti: a vanguarda modernista brasileira.

As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

Expressionismo: Surgiu na alemanha em 1905 e seu seus principais artistaa estão Edvard Munch e Van Gogh. Fauvismo: surgiu na frança e teve ínicio em 1901 e seus principais artista estão Van Gogh e Paul Gauguin. Cubismo: surgiu na frança em 1907 com o seu principal artista Pablo Picasso.

As vanguardas europeias foram as principais fontes de inspiração dos artistas dessa fase. Nesse momento é comum perceber a influência do cubismo, do futurismo e do surrealismo. Na Fase do Modernismo que vai de 1930 a 1945, também conhecida como a fase da Consolidação, tem como predominância a prosa de ficção.

O modernismo é um estilo de época surgido no início do século XX, em um contexto de tensão política entre as grandes potências europeias, o que levou a duas guerras mundiais. Nesse período, ocorreram também descobertas e inovações tecnocientíficas que passaram a caracterizar a vida moderna.