Como deve ser a respiração de um bebê?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os recém-nascidos geralmente apresentam padrões respiratórios irregulares. A respiração deles não parece nem soa como a de um adulto. Às vezes, os bebês recém-nascidos respiram progressivamente mais rápido e mais profundamente, e outras vezes a respiração é mais lenta e superficial.

Isso é normal e acaba mudando para um padrão regular de respiração, às vezes com a presença de suspiros, nos primeiros meses de vida. Depois de mamar, a respiração do recém-nascido pode ficar mais acelerada, porque ele está com o estômago cheio. Conforme o estômago esvazia a respiração vai ficando mais tranquila.

Devido ao formato das vias aéreas, os bebês respiram quase que completamente pelo nariz e numa frequência bem mais rápida do que os adultos. Se a mamãe e o papai respiram entre 16 e 20 vezes por minuto, o recém-nascido respira três vezes mais rápido, atingindo valores entre 40 e 60 vezes por minuto.

No caso de ter um ritmo acelerado, certamente há um motivo, mas também há formas de normalizar. Uma das grandes necessidades do seu bebê recém-nascido é o oxigênio. Claro que todos nós o necessitamos, porém já deve ter notado que quando o pequeno chora ou não consegue dormir, sua respiração costumar a mudar de ritmo.

Sinais de esforço respiratório (tiragem intercostal, batimentos de aletas nasais, gemência, balanço tóraco-abdominal e retração xifóidea), toxemia, cianose, hipoxemia, irregularidade respiratória, apnéia, inapetência, vômitos, desidratação, alterações do sensório (sonolência, confusão mental, irritabilidade), ...

O bebê chiador é quando o bebê apresenta um chiado (como chiado de gato) e não simplesmente secreção em excesso. Isso significa que os brônquios estão mais contraídos e quando o ar vai sair do pulmão, encontra uma resistência maior que leva a esse barulho.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos) Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana. Tosse grave (muito ruim) que pode durar mais de duas semanas.

O que acontece é que o buraquinho do nariz por onde o bebê respira é bem estreito. Então qualquer gotinha de secreção normal que o nariz faça, pode entupir e fazer barulho. Faça lavagem nasal com soro fisiológico que aos poucos vai melhorando. E não deixe de acompanhar com seu pediatra.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

- Dispneia suspirosa: o paciente sente a necessidade de respirar profundamente (suspirar) em meio à sua respiração normal. Geralmente, ela está relacionada a condições emocionais, como estresse e ansiedade.

Diferentes situações podem desencadear esta condição, inclusive acidose metabólica, patologias restritivas do tórax, atelectasias, Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), distúrbios da ventilação mecânica com o paciente (auto-PEEP), acúmulo de secreção traqueal, obstrução das vias aéreas artificiais, ...

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

O nariz entupido do bebê é geralmente inofensivo e se manifesta após espirros e corizas, bem como a respiração ofegante e os movimentos de incômodo.

Colocar o bebê para dormir de forma elevada
Outra medida para aliviar o nariz entupido do bebê é colocá-lo para dormir de forma levemente elevada. Pode ser usando um travesseiro embaixo do colchão do berço, por exemplo, o que evita o acúmulo da secreção nasal e o deixa dormir direito.

A bronquiolite é causada por um vírus, mais comumente o vírus sincicial respiratório (RSV). No entanto, vários outros vírus podem causar essa condição, incluindo parainfluenza, influenza e adenovírus.