Como deve ser feita a reposição da bola em jogo?

Perguntado por: eteles8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quando a bola ultrapassar totalmente a linha lateral quer pelo solo ou pelo ar, o jogador que efectuar a reposição da bola em jogo deve ter uma parte do pé sobre a linha lateral ou sobre o terreno do lado de fora desta linha, a bola deverá ficar imóvel sobre a linha lateral.

No futsal, essa reposição de bola em jogo é feita pelo goleiro usando as mãos e, por isso, é chamada de arremesso de meta. Já o escanteio, ou tiro de canto, no futsal é cobrado da mesma forma que no futebol de campo. Assim, a bola deverá ser colocada dentro da marcação de um quarto de círculo e tocada com os pés.

17.1.1 Uma reposição ocorre quando a bola é passada para dentro da quadra por um jogador de fora da quadra.

Reposição da bola em jogo
Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento for à das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do campo da equipa que defende.

Após um gol, o jogo recomeça com a reposição de bola feita pelo goleiro em sua área. Sempre que a bola sair pela linha de fundo, sem tocar na defesa, sua reposição é feita pelo goleiro.

A recuperação direta da posse de bola foi a forma mais utilizada. O desarme e a ação defensiva seguida de passe na zona central média-defensiva originaram oportunidades de gols.

Cada equipe, após o controle da bola, possui 24 segundos de posse de bola para arremessá-la à cesta adversária. Desses 24 segundos, apenas 8 segundos podem ser executados no campo de defesa. A equipe não pode regressar com a bola ao campo de defesa após ter cruzado a linha do meio da quadra.

OBS: Durante os 5 segundos que o goleiro tem para colocar a bola em jogo no tiro ou arremesso de meta, como a bola só estará em jogo após ultrapassar as linhas da área de meta (REGRA 13 - nº 02), não será considerado infração, caso ele quique a bola no chão, pois a bola ainda não está em jogo.

A principal e a mais indicada técnica para recepção ou domínio da bola no Futsal é a “pisada”, que é quando o jogador de Futsal domina a bola pisando nela com a sola do pé.

Desde o assolamento da pandemia da Covid-19, em 2020, a Fifa permitiu a realização de cinco substituições nas partidas de futebol.

Existem diversas situações no jogo em que a bola será reposta pela lateral ou linha de fundo. No começo de cada tempo, exceto no primeiro, a bola deverá ser reposta pela linha de fundo. Após cada ponto marcado, o time adversário deverá repor a bola. Ela deverá ser reposta após cada interrupção no jogo.

Para a cobrança, o jogador deve estar com os dois pés apoiados no chão. Após receber a bola das mãos de um dos árbitros, o jogador dispõe de 5s para realizar a cobrança.

O goleiro não poderá manter a posse de bola na sua mão por mais de seis segundos.

Como perder o medo de jogar bola?

  1. #1 Preste atenção no seu diálogo interno. A maioria dos seres humanos repetem frases negativas, e a partir disso, criam um ambiente tóxico em sua mente. ...
  2. #2 Crie pensamentos positivos. ...
  3. #3 Envolva-se com o seu estilo de jogo. ...
  4. #4 Sorria! ...
  5. #5 Trace suas metas.

Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo. Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários. Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe.

Regras do handebol
A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola, e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela.