Como diminuir o cansaço da academia?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Caso o treino tenha sido intenso, é indicado acrescentar alimentos ricos em antioxidantes, uma vez que eles ajudam o organismo a recuperar-se mais rapidamente, tais como o cranberry, blueberry, uvas ou o famoso açaí. Basicamente, a alimentação pós-treino prioriza o consumo de alimentos com altos índices glicêmicos.

8 dicas para melhorar a recuperação muscular pós-treino

  1. Alimente-se de forma adequada. ...
  2. Faça alongamentos antes e após a atividade física. ...
  3. Receba massagens. ...
  4. Utilize gelo para aliviar a dor. ...
  5. Mantenha um intervalo apropriado entre os treinos. ...
  6. Tenha um sono de qualidade. ...
  7. Mantenha o corpo sempre hidratado. ...
  8. Tome suplementos.

Como ter motivação para treinar?

  1. Inclua o treino na sua rotina. Para a maioria das pessoas, o maior desafio é comparecer aos treinos regularmente. ...
  2. Encontre o melhor horário. ...
  3. Procure uma boa companhia. ...
  4. Diminua a frequência de treinos. ...
  5. Estabeleça metas reais. ...
  6. Capriche no visual.

Os músculos acabam se cansando e podem até mesmo ficar doloridos após a prática. Esse quadro é chamado de fadiga muscular. A fadiga muscular pode ocorrer tanto entre sedentários que estão começando a se exercitar, quanto entre pessoas que praticam atividades físicas com certa frequência e atletas.

Alimentos que dão energia para treinar

  1. 5 alimentos que dão energia para treinar. ...
  2. Banana. ...
  3. Lanches leves. ...
  4. Suco de frutas. ...
  5. Grãos integrais. ...
  6. Batata doce.

Recomenda-se a ingestão de 1-1,5 gramas de carboidratos para cada quilo corporal durante os 30 minutos após o término da atividade e a cada 2 horas durante as 4 primeiras horas, pois é neste momento que as enzimas responsáveis por sintetizar glicogênio estão mais ativas e, rapidamente, substituem as reservas de ...

A sensação de fraqueza, dor e cansaço excessivo após um treino intenso ou alguma atividade repetitiva, pode significar algo: fraqueza muscular. A fraqueza – ou fadiga – muscular ocorre quando as fibras musculares ficam lesionadas e necessitam de recuperação, o que consequentemente diminui a força.

Vitamina D
A deficiência de vitamina D é extremamente comum e pode estar associada a depressão, indisposição e sensação exagerada de fadiga muscular. Por isso, optar por suplementos de vitamina D pode ser necessário para ter mais energia e disposição, além de combater sintomas gerais causados por quadros depressivos.

Assim, caso a fadiga muscular dure mais de 2 dias e seja acompanhada por outros sinais e sintomas, é importante que o médico seja consultado, pois assim é possível que sejam feitos exames que ajudem a identificar a causa da fadiga muscular e iniciado o tratamento mais adequado, caso haja necessidade.

A falta de energia pode ser um sinal de que sua alimentação não está das mais saudáveis. Quando o organismo está carente de algum elemento – ferro, potássio, proteína e açúcar, por exemplo –, é quase certo que vai bater um desânimo para treinar. Consultar um profissional para ajustar o cardápio pode ajudar.

Anote os treinos na agenda
Em primeiro lugar, é necessário definir os horários para você cuidar do seu corpo, e criar o hábito de espantar a falta de vontade e a preguiça. Então, para você ir à academia todos os dias, anote os horários de treinos na sua agenda.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  1. Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. ...
  2. Batata-doce. ...
  3. Grãos integrais. ...
  4. Pão integral. ...
  5. Suco de frutas.

Apesar do desânimo, especialistas recomendam a prática mesmo quando se está cansado. O conselho de ir para à academia mesmo cansado, vale até para quem teve uma noite mal dormida — menos de sete horas de descanso.

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

Quando você faz exercícios, principalmente os de alta intensidade, o sangue deixa o sistema gastrointestinal para abastecer os músculos trabalhados, que precisam de oxigênio. E isso pode causar náuseas. Essa sensação é ainda mais provável quando está muito calor.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.

Como saber se você teve um bom treino

  1. Seu corpo irá te dizer… Os sinais de um bom treino não são de forma alguma tão óbvios como apenas o suor e a dor. ...
  2. Você puder fazer a matemática da frequência cardíaca. ...
  3. Você atingiu uma nova meta. ...
  4. Você dormir como um urso. ...
  5. Seu humor ficar nas alturas.

O BCAA é um suplemento indicado para pessoas que não conseguem atingir a porção diária adequada de proteína e, portanto, precisam de complementação alimentar. Ele costuma ser utilizado por atletas devido à atuação direta nos músculos.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.