Quem já fez cirurgia do coração pode fazer academia?

Perguntado por: sgoulart8 . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Apesar dos benefícios, o receio de iniciar ou de retomar a prática de atividade física é bastante comum entre aqueles que se submeteram a uma cirurgia cardíaca. Por isso, vale salientar que o exercício pode e deve ser realizado, desde que bem orientado por profissionais capacitados.

- (Alguns dos) principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação. Eles também aceleram o metabolismo, caso o foco também seja o emagrecimento - responde Janaína.

As complicações precoces mais comuns são: hemorragia, hematoma, edema, infecção e deiscência de sutura. Para a prevenção das mesmas, o paciente deve ser visto no máximo 48 horas após a cirurgia. O mais comum é a presença de derrame pleural e atelectasia.

Quanto tempo depois da minha cirurgia cardíaca posso pegar peso? Depois de 30 dias da sua cirurgia você pode começar a pegar algum peso gradativamente, voltando à sua vida normal em 60 dias.

Se você passou por uma cirurgia cardíaca (revascularização do miocárdio) recentemente, o ideal é aguardar 45-90 dias após a cirurgia para realizar exercícios de peso com os braços (sob supervisão). A cicatrização completa do osso Esterno (o qual é serrado para o acesso ao coração) acontece em torno de 90 dias.

O risco de morte é de cerca de 1 a 2%. Complicações cirúrgicas que podem ocorrer são infecciosas, que geralmente aparecem ao término da primeira semana pós-operatória. Além disso, o infarto pode acontecer pela manipulação das artérias, sendo geralmente intraoperatório, apesar de raro.

Até 4 semanas após a cirurgia, não se deve dirigir, nem carregar peso com mais de 10 kg. É importante tomar as medicações recomendadas pelo cardiologista e comparecer à consulta do pós-operatório, marcada no hospital.

A evolução pós-operatória da cirurgia de ponte de safena (revascularização do miocárdio) costuma ser muito tranquila. Em geral, os pacientes voltam às suas atividades normais em curto período de tempo. A cirurgia cardíaca devolve ao paciente uma qualidade de vida normal.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Sentir o coração acelerado durante o exercício físico, teoricamente, é normal. Porém, quando o aumento da frequência cardíaca gera um incômodo ou persiste por muito tempo após a realização das atividades, é melhor ficar atento.

Reparo da Dissecção Aórtica Torácica
Sim, é tão assustador quanto parece – uma dissecção aórtica é uma lágrima na camada mais profunda do coração e pode ser motivo para insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral ou até mesmo uma ruptura da aorta.

Recuperação da cirurgia cardíaca
Se o cardiologista optou pela cirurgia cardíaca minimamente invasiva, o tempo de recuperação é menor, podendo a pessoa voltar a trabalhar em mais ou menos 1 mês. No entanto, se foi realizada cirurgia tradicional, o tempo de recuperação pode chegar a 60 dias.

O esterno (osso do peito que foi aberto para a operação) demora, em média, cerca de 2 meses a cicatrizar.

Algumas situações em que a prática da atividade física não é recomendada ou deve ser realizada com cuidado são:

  1. Cardiopatias. ...
  2. Crianças e idosos. ...
  3. Pré-eclâmpsia. ...
  4. Após maratonas. ...
  5. Gripe e resfriado. ...
  6. Após cirurgias.

“Neste caso, o ideal é fazer atividades de bem baixa intensidade, como jogar sinuca, boliche, golf, bocha, pesca e tiro ao alvo. A pessoa não pode praticar atividades competitivas, como vôlei, futebol e natação.

A lei estabelece regras para a concessão desse benefício. Primeiro, o trabalhador acometido por uma cardiopatia grave recorre ao auxílio-doença do INSS. Depois, se a perícia médica constatar incapacidade permanente para o exercício da função, é indicada a aposentadoria.

Se você tem uma doença cardíaca, beber uma pequena quantidade de álcool por dia está relacionado a um risco menor de ter outro ataque cardíaco, derrame, angina (dor no coração por causa de artérias comprimidas) ou morte prematura, de acordo com um novo grande estudo.

O coração grande, chamado tecnicamente de cardiomegalia, tem diversas causas, como por exemplo: Hipertensão, Doença arterial coronariana (DAC), Valvopatia (Doença das valvas cardíacas), Miocardite (inflamação do coração), Doença de Chagas (transmitida pelo "bicho barbeiro"), entre outras causas menos frequentes.

Na área previdenciária, o portador de cardiopatia grave pode ter direito ao auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros benefícios do INSS, como BPC e pensão por morte.