Como diminuir os efeitos colaterais do Glifage?

Perguntado por: lreis5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos
  1. Iniciar com dose baixa (500 mg), tomando uma ou duas vezes por dia com as refeições (café e/ou janta).
  2. Após 5 a 7 dias, se não houve efeitos adversos, aumentar para 850 ou 1000 mg antes do café ou da janta.

Você deve parar de tomar Glifage® XR durante um determinado tempo antes e depois do exame ou da cirurgia. O seu médico decidirá se necessita de outro tratamento durante este período.

1) Os sintomas gastrointestinas da metformina são mais comuns no início do tratamento. Ensine ao paciente que se ele seguir o tratamento corretamente, os sintomas irão diminuir bastante ao longo do tempo. Geralmente, 20 dias é suficiente para notar melhora; 2) Subir a dose lentamente ajuda!

Podem ocorrer as seguintes reações desagradáveis descritas a seguir: Reações muito comuns (ocorrem em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): problemas digestivos como náusea, vômito, diarreia, dor na barriga, perda de apetite. Essas reações acontecem com mais frequência no início do tratamento.

Glifage® não é indicado para crianças abaixo de 10 anos. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

A intolerância gastrointestinal associada com o rápido aumento ou início em dose alta de metformina deve ser abordada com a orientação de tomar a medicação com as refeições, escalonar vagarosamente ou prescrever uma formulação de liberação prolongada.

Conforme contato telefônico realizado hoje, 17/01/19 esclarecemos que este é um comportamento normal do medicamento e não significa diminuição da atividade terapêutica e também não afeta a qualidade e segurança do medicamento.

Tome os comprimidos de Glifage® junto com as refeições, iniciando o tratamento com doses pequenas que podem ser gradualmente aumentadas. Isto permite reduzir a ocorrência de efeitos colaterais gastrintestinais e identificar a dose mínima necessária ao controle adequado da glicemia. As doses devem ser divididas.

Você não deve tomar Glifage® XR:
Se estiver com problema de funcionamento do fígado; Se estiver com problema de funcionamento grave dos rins (depuração de creatinina abaixo de 30 mL/min ou taxa de filtração glomerular estimada (TFGe) abaixo de 30 mL/min/1,73m2);

A metformina pode aumentar o tempo de vida de indivíduos não-diabéticos.

Os estudos que avaliaram o efeito da metformina sob a perda de peso como desfecho principal em pacientes SEM DIABETES mostraram resultados nulos ou reduções pouco expressivas de peso, com perdas variando entre 0,5 até 2 kg em relação ao placebo.

O medicamento é usado para o controle de glicemia para quem tem diabetes. Ele pode provocar efeitos colaterais. A diarreia é um dos principais efeitos.

Um pequeno estudo de imagem em pacientes com diabetes, metade dos quais tomava metformina , sugere que o medicamento promove a excreção de glicose da circulação para as fezes.

Resumindo, o Glifage comum tem todo o princípio ativo (substância que vai agir durante uma doença, nesse caso, a Metformina) liberado de uma só vez, enquanto o Glifage XR tem sua liberação estendida ou prolongada durante um período.