Como é a brincadeira do balão?

Perguntado por: spaiva . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A clássica brincadeira que sempre diverte as crianças. As regras são simples: jogue o balão para cima e não deixe que ele toque o chão. Tente com mais de um balão ou com uma mão para trás. Se mais crianças jogarem, conte quantas vezes elas conseguem rebater a bexiga.

Jogo 1: Explosão de balões. Com a ajuda de um adulto, infle vários balões coloridos e amarre-os ao tornozelo de cada jogador. O objetivo é estourar o máximo de balões dos outros jogadores e tomar cuidado para que não estourem o seu!

Procedimento: Encha as bexigas, dê um nó para não esvaziar. Coloque os integrantes em círculo e entregue uma bexiga a cada um. Peça para eles utilizarem apenas uma das mãos e ficarem batendo na bexiga de modo que não deixe-a cair no chão.

O “gato” correrá, então, em perseguição ao “rato”, procurando apanhá-lo. Ao “rato” será permitido entrar ou sair do círculo por baixo dos braços dos companheiros, que lhe facilitarão a passagem e dificultarão a do “gato”, sem, contudo fechar-lhe o caminho.

Trata-se do experimento do balão, que possui como objetivo demonstrar as reações que ocorrem entre ácidos e bases. O experimento do balão pode ser realizado em aulas de Ciências para possibilitar aos alunos entendimentos acerca de critérios para a ocorrência de reações químicas.

ESTA BRINCADEIRA TEM COMO OBJETIVO TRABALHAR O EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO MOTORA E NOÇÃO ESPACIAL, ALÉM DE SER MUITO DIVERTIDO!

No topo do balão existe uma espécie de alçapão, chamado de pára-quedas, que é mantido fechado pela pressão interna do ar. Quando se deseja descer mais rápido, ou então no pouso, puxa-se um cabo que faz com que o pára-quedas desça um pouco, deixando escapar ar quente e com isso fazendo o balão descer.

Os balões são um elemento simples e que enchem qualquer espaço de alegria e festividade. Se queres adicionar diversão à tua festa, os balões serão o teu melhor aliado!

A promoção estoura balão, é uma excelente opção para chamar clientes para a sua loja. Você deve colocar vários balões e alguns deles com prêmios: desconto na loja, vale 1 produto, vale 1 bônus e assim por diante. Para poder estourar o balão, o cliente deve comprar um valor X de produtos e tentar a sua sorte.

Realização. Os colaboradores devem formar um círculo. Então, o líder da dinâmica entrega um pirulito a cada participante e os orienta a segurá-lo com o braço esticado para frente. O próximo passo é que cada um abra e deguste o pirulito, porém, sem recuar ou dobrar o braço.

Para descer, o piloto deve abrir uma tampa em forma de paraquedas que solta o ar quente e faz com que o ar frio entre pela boca do balão, diminuindo deste modo a densidade do ar interno. Para subir, basta ligar o maçarico.

6 brincadeiras antigas que estimulam

  1. Amarelinha. Lembra como o asfalto ficava marcado com os desenhos da amarelinha depois que a diversão terminava? ...
  2. Passa-anel. Apesar do nome, qualquer objeto pequeno pode fazer o papel do anel! ...
  3. Bolinha de Gude. ...
  4. Esconde-esconde. ...
  5. Cinco Marias. ...
  6. Pique-bandeirinha.

Quem enche a garrafa primeiro? Clássico das gincanas, esse jogo funciona assim: posicione duas (ou mais) garrafas vazias de um lado e um balde cheio de água do outro. Usando copinhos de café, cada criança tentará encher sua garrafa levando água do balde. Vence quem encher a garrafa primeiro.

Continue a leitura e confira!

  • Guerra de bexigas. Fazer uma guerra de bexigas é uma ótima maneira de se refrescar e aproveitar os dias de verão. ...
  • Passa-água. ...
  • Banho maluco de mangueira. ...
  • Pintura com gelo. ...
  • Acampamento no quintal. ...
  • Piquenique no parque. ...
  • Corrida de obstáculos. ...
  • Bolhas gigantes de sabão.

Jeito de brincar
Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.

Organizar as crianças em círculo, voltadas para o centro e ligeiramente afastadas umas das outras. Sortear uma criança para permanecer fora do círculo segurando um lenço. Quando o facilitador anunciar o início da brincadeira, a criança com o lenço deve correr ao redor do círculo e deixá-lo cair atrás de outra criança.

A pessoa em pé esconderá o objeto atrás de alguém e, ao dizer que podem olhar, a criança com o ovo choco atrás dela deverá correr em círculo para pegar o colega que estiver em pé. Por sua vez, este deverá sentar no lugar da que levantou e a brincadeira será iniciada novamente.

A água no interior do balão "absorve" a maior parte do calor fornecido pela chama, não deixando que a temperatura da borracha aumente muito. Assim, a borracha não enfraquece o suficiente para não aguentar a pressão exercida pelo ar.

Por que isso acontece? O balão depois da fricção na lã ou no cabelo fica carregado eletricamente, sendo capaz de atrair as cargas elétricas opostas de outros corpos. Assim, ele se gruda na parede (ou faz grudar os pedacinhos de papel).

À medida que a água mais próxima da chama aquece, começa a subir (menos densa) e a água mais fria vai substituí-la no fundo do balão, criando assim correntes de convecção. Desta forma, a borracha está protegida pela água e não aquecendo muito, não arde, não expande nem rompe e o balão não rebenta.