Como é a brincadeira mãe da rua?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.

COMO SE BRINCA:
O OBJETIVO DA BRINCADEIRA É TENTAR CHEGAR AO OUTRO LADO, NA LINHA ATRÁS DA MÃE OU DO PAI. DISFARÇANDO SUA VOZ, UM PARTICIPANTE DE CADA VEZ GRITA: “MAMÃE/PAPAI, POSSO IR?”.

Brincadeiras de rua eram praticamente a única opção de diversão na infância para muitos de nós, hoje adultos, mães e pais. Ah, e como era legal! Jogar bola, pular corda, amarelinha, pique-esconde, pega-pega, soltar pipa, taco, patins, bicicleta, carrinho de rolimã, joelho ralado

O jogo é disputado individualmente. Escolhe-se um pegador e as demais crianças se posicionam nas calçadas. O jogo consiste em atravessar a rua de uma calçada para a outra, sem ser tocado pelo pegador. Caso isso aconteça, os papéis se invertem: o pegador vira “atravessador” e quem foi pego vira pegador.

Uma pessoa é o pegador. Ela deve dizer: “Elefante colorido”. Os demais jogadores respondem: “Que cor?” O pegador diz uma cor e corre para pegar os demais.

“ Balança caixão balança você, da um tapa no bumbum e vai se esconder”. A partir disso o objetivo é achar todos os demais e bater(tocar) no pique (local escolhido).

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

A Batata Quente tradicional consiste em todos sentarem em uma roda e passar a “batata” (que pode ser qualquer objeto) até alguém determinar que ela deve parar. Quem ficar com a batata é o responsável por contar o tempo na próxima rodada. Com o celular, a brincadeira fica mais fácil.

Brincadeira é o ato de brincar. Numa brincadeira a pessoa tem o objetivo de entreter alguém e proporcionar diversão para uma ou mais pessoas ou mesmo de entreter a si mesma. Mas uma brincadeira, além de ter um objetivo lúdico, pode ainda ter o propósito de educar.

Brincar de papai e mamãe , vulg : manter relações sexuais.

O conceito de brincadeira, segundo o dicionário, é a ação de brincar, divertir, entreter, distrair. Geralmente são jogos livres que têm a finalidade de encenar e utilizar objetos lúdicos. A principal diferença entre a brincadeira para outras atividades diárias é a sua natureza divertida e criativa.

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, cabo-de-guerra, esconde- esconde, rouba bandeira, tá pronto seu lobo?, cabra cega, bola de gude, sobra um, entre outros.

Um jogador é escolhido como pegador e se posiciona no centro do espaço de jogo. O desafio para os fugitivos é atravessar o campo de jogo entre uma calçada e outra sem ser tocado pelo pegador, caso isso aconteça o jogador pego assume essa função, e o pegador passa a ser fugitivo.

Jeito de brincar
Uma das crianças é escolhida como pegador e corre atrás das outras do grupo. Se pegar um dos participantes, ele fica parado, como se estivesse colado. Se outra criança encostar naquela que está colada, ela descola e volta para brincadeira. Se uma criança for colada três vezes, passa a ser o pegador.

Jeito de brincar
Com uma bola, as crianças ficam trocando passes com os colegas e contando até três (cada passe é um número). No terceiro passe, a criança dá um "corte" na bola tentando acertar um dos outros participantes. Quem levar a bolada sai da brincadeira. Vence quem não for queimado.

Jeito de brincar
Todos devem sair correndo e tocar a cor que foi pedida. Quem conseguir tocar a cor não pode mais ser pego. Caso o pegador consiga capturar uma das crianças antes de ela encostar na cor, ela vira o novo pegador e deve escolher outra cor para que a brincadeira continue.

4 - Elefante branco
Após um sorteio o primeiro escolhe qualquer presente que estiver no local, e em seguida escolhe outra pessoa para fazer o mesmo. Após escolher o presente, a pessoa pode decidir se fica com ele ou se troca pelo presente anterior.