Como é a cobertura do corpo da baleia?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Em mamíferos aquáticos, como focas, baleias e golfinhos — que necessitam suportar a água fria –, há sob a pele uma espessa reserva de gordura que evita a perda de calor e os ajuda a boiar e a nadar. É por conta dessa reserva que as baleias e as focas são tão gorduchas.

Características da baleia jubarte
Assim como outros animais que vivem em águas geladas, a baleia jubarte possui uma espessa camada de gordura que serve de reserva de energia e ajuda a manter a temperatura corporal.

A pele é macia e virtualmente livre de pêlos, embora geralmente os fetos apresentem alguns folículos pilosos na zona do focinho (estes persistem no adulto em algumas outras espécies de cetáceos). Não apresentam glândulas sudoríparas ou sebáceas.

Nosso corpo é coberto por pele e pelos. Quando estamos com frio ficamos arrepiados, ou seja, os pelos da nossa pele ficam em pé. Isso ocorre para tentar nos aquecer por meio do aparecimento de um colchão de ar quente entre a superfície da nossa pele e o final de nossos pelos.

A cor da pele é cinza escuro e, enquanto a maioria das baleias têm pele lisa, a do cachalote é rugosa. A cauda é formada por uma grande nadadeira bifurcada, usada para propulsão na água, auxiliada pelos membros anteriores, com forma de nadadeiras.

A baleia e o golfinho são mamíferos aquáticos que não apresentam pelos, pois a presença deles poderia interferir na velocidade da natação. Esses animais possuem uma camada de gordura muito grossa sob a pele, o que impede que eles percam calor do corpo para o ambiente.

A pele dos animais mamíferos é coberta por pelos, alguns totalmente e outros parcialmente. A presença de pelos sobre a pele tem a função de fazer a proteção e o equilíbrio da temperatura do corpo. A pele é formada por queratina, uma proteína que tem capacidade de proteger a pele de agressões como umidade, frio e calor.

Seu comprimento pode chegar a 10 metros e seu peso varia entre 8 e 9 toneladas. De grande porte, este mamífero possui uma forte arcada dentária que permite ter uma alimentação variada, principalmente tubarões, golfinhos, leões-marinho e até mesmo outras espécies de baleias.

No grupo dos cetáceos sem dentes é que estão as baleias. Elas não têm dentes, mas possuem as famosas barbatanas (cerdas bucais) que peneiram e retêm o alimento engolido (zooplâncton e pequenos peixes e crustáceos) em grandes goladas de água na superfície.

Seu habitat são oceanos profundos, podendo existir no Atlântico, Pacífico e Índico. O animal é caçado e comercializado para consumo em países da Ásia, Oceania, América do Norte e Europa.

Sabendo disso, como então os cetáceos dormem? Eles dormem com um lado do cérebro de cada vez, isso mesmo. Essa adaptação recebe o nome de sono uni-hemisférico, estado no qual um hemisfério cerebral dorme enquanto o outro permanece acordado.

Os golfinhos não têm pêlos, mas o corpo deles é revestido por uma espessa camada de gordura, que os conserva quentes.

O peixe é revestido por escamas. As baleias, apesar de serem mamíferos, não possuem pêlos.

O furo que vemos na cabeça das baleias (e dos golfinhos também) é o seu nariz! É por onde o ar entra e sai. As baleias não conseguem respirar dentro da água.