Como é a consulta com geneticista?

Perguntado por: otorres . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

A consulta com médico geneticista envolve, como qualquer outra especialidade, desde o ouvir o paciente, o exame físico completo e a solicitação de testes genéticos específicos para cada caso.

Exposição a teratógenos na gestação (radiação, infecções, drogas, medicações, álcool, etc); Antecedente de natimortos e/ou perdas gestacionais recorrentes; História familial de doenças genéticas na família; História familial de complicações na gestação relacionadas a fatores genéticos.

De acordo com o especialista, o ideal é procurar um geneticista quando há a ocorrência de uma doença em idade jovem, como um câncer de mama em idade pré-menopausa ou de intestino abaixo dos 50 anos. “A maior arma que temos contra essa doença é o diagnóstico precoce, inclusive quando ela ainda nem se manifestou.

Serviços e preços
Este tipo de atendimento é para caso individual: síndrome genética, autismo, deficiência intelectual, atraso do desenvolvimento e câncer hereditário. Para atendimentos via telemedicina referentes a reprodução humana, perdas gestacionais ou casamentos de primos (referente à R$700,00 cada cônjuge).

O teste genético que identifica o risco para a descendência pode ser realizado no Brasil por valores em torno a R$3.500,00.

Os testes genéticos são geralmente solicitados por um médico. O teste é feito em uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue, mas, às vezes, saliva, células internas da bochecha, pele ou líquido amniótico. A amostra é enviada para um laboratório especializado em testes genéticos.

Desde a última quarta-feira, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos tratamentos de genética médica voltados para a prevenção de doenças. A Portaria 81/09 instituiu a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica.

A Dasa Genômica oferece um amplo portfólio de exames genéticos e genômicos em diferentes especialidades, trazendo excelência para revolucionar a medicina personalizada.

A Consulta em Genética Médica consiste em avaliar, entrevistar e diagnosticar bebês e seus familiares com anomalias congênitas ou adquiridas, oferecer tratamento (caso haja), esclarecimentos à família sobre a doença bem como orientar sobre terapias de apoio e aconselhamento genético.

A predisposição genética ou risco genético, algumas vezes chamada de susceptibilidade, é a probabilidade aumentada de se desenvolver uma determinada doença de acordo com os marcadores genéticos de um indivíduo. Ela resulta de variações genéticas que frequentemente são herdadas de um dos pais.

O que é um profissional geneticista? Esse tipo de profissional é um médico focado na área de genética, que possuem como base o estudo dos genes, a fim de obter as informações contidas neles e, a partir disso, desenvolver um acompanhamento estratégico.

A indicação da realização deste mapeamento é feita por um especialista em Oncogenética, que avalia o histórico individual e familiar do paciente. Apenas o oncogeneticista poderá determinar qual o tipo de exame de mapeamento genético é mais adequado à investigação da hipótese diagnóstica.

Na última demografia de 2020 são 332 médicos geneticistas, o que equivale a um por 1,25 milhão de brasileiros aproximadamente. A OMS recomenda que haja um geneticista para cada 100 mil habitantes. Baseada na estimativa da OMS, faltam 1.800 geneticistas no país.

Tem como fazer exame de DNA escondido? O exame de DNA deve ser feito com o consentimento da mãe, no caso de crianças menores de idade. Porém, em caso de morte ou ausência da mãe, o DNA do filho e do suposto pai pode ser testado com autorização do pai de registro ou responsável legal.

O Mapeamento Genético tem como função analisar o genoma humano como um todo, sem focar em um gene específico. Cada exame existente possui uma técnica específica capaz de realizar o estudo do DNA individualmente de acordo com cada caso.

O teste é realizado a partir de um exame de exoma (sequenciamento genético) com uma amostra de sangue, em que os genes que produzem proteínas relacionadas a doenças são sequenciados, com o intuito de identificar possíveis mutações que apontem a probabilidade de desenvolver determinadas patologias.