Como é a jararaca do papo amarelo?

Perguntado por: fsalazar4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Além disso, a jararacuçu do papo amarelo, embora tenha o nome parecido, pertence a outra família no reino animal. Essa cobra é semi-peçonhenta e não apresenta risco de morte com sua picada. Essa serpente é comumente encontrada em brejos e tem coloração amarela no ventre e marrom no dorso.

A maior espécie de jararaca do nosso país se chama jararacuçu, que, na língua tupi, quer dizer justamente “jararaca grande”!

jararacuçu

jararacuçu. do papo amarelo se trata de uma cobra não venenosa.

A principal razão pela jararaca ser a 4ª cobra mais perigosa do Brasil é pelo seu veneno. Com uma ação proteolítica, o veneno da jararaca causa necrose e inchaço em quem for picado. Ele também pode causar tontura, náusea, vômitos e em alguns casos, a morte por hipovolemia, falência renal e hemorragia intracraniana.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Se o cheiro do alho espanta até vampiros nas lendas, acredite: ele também espanta cobras! Plantar alho no seu quintal é garantia de que esses animais vão ficar bem, mas bem longe. Para além disso, você poderá preparar receitas com o alho que você mesmo colheu.

Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Conhecida como falsa jararaca, seu comportamento intimidador e o padrão de coloração fazem com que seja confundida com a serpente Bothrops jararaca. Não é peçonhenta, ou seja, é inofensiva ao homem.

  • Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
  • Jararaca(Bothrops jararaca)
  • Jararaca-pintada (Bothrops neuwiedi)
  • Jararaca-pintada (Bothrops diporus)
  • Jararaca-do-Pampa (Bothrops pubescens)
  • Cruzeira (Bothrops alternatus)
  • Cotiara (Bothrops cotiara)

Também é conhecida pelos nomes de jararaca-do-campo, jararaca-do-cerrado, jararaca-dormideira, jararaca-preguiçosa e jararaca-verdadeira, seu nome científico é derivado do tupi, uma junção das palavras “yarará” e “ca”, o que significa “cobra grande”. Pode atingir até 1,6 metro de comprimento.

Ao longo da sua distribuição geográfica, as jararacas possuem variação nos padrões de cores e manchas, com indivíduos apresentando tons de cinza, pardo-esverdeado, verde, amarelo e marrom.

Em geral, pode-se dizer que é peçonhenta toda serpente que possuir fosseta loreal ou colorido vermelho, preto, branco (ou amarelado) sob a forma de anéis no corpo e presas situadas na parte anterior da boca.

O que diz a Biologia? Em primeiro lugar, as cobras são répteis, ou seja, não se alimentam de leite. O sistema digestório não está adaptado a essa alimentação, além da dentição, língua e estrutura não permitirem a sucção. Isso torna improvável que exista uma cobra que mama leite.

As serpentes andam em pares e se uma for morta, outra vem se vingar? Mais de uma serpente pode viver em uma mesma área se existir recursos, como alimentos. Mas isso não significa que são “companheiras”.

No Brasil, é registrada uma média de 30 mil acidentes ofídicos por ano, sendo a incidência de picadas de cobras peçonhentas maior nessa época do ano, entre março a agosto. Nessa época do ano as cobras procriam mais.

Engana-se quem acha que assim como a jiboia, a jararaca ataca, se enrola na presa e engole de uma vez! A jararaca morde, despeja o veneno e solta a presa. Se for um rato, por exemplo, depois de morder ela solta e deixa que ele tente fugir enquanto a toxina faz efeito.

As jararacas são animais ovovivíparos. Isso significa que o embrião se desenvolve completamente dentro do ovo, mas esse ovo fica situado no oviduto da fêmea, ou seja, o ovo é “chocado” dentro da fêmea.

“Elas são semi arborícolas: escalam, sobem em árvores e telhados, então são mais finas e mais cumpridas, o que permite que acessem os forros das casas, por exemplo”, diz Pessoa. No Brasil, as jiboias, sucuris e salamantas são serpentes da mesma família das pítons (Boidae) .

Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada.

Ó grande apóstolo, São Paulo! Vendo que vós éreis mais forte do que o veneno das cobras, os pagãos vos julgaram um deus. Na verdade vós não éreis Deus, mas estáveis intimamente unido a Deus.

E que a ocorrência se dá mais entre quatro e sete horas da manhã e entre 17 horas e 18 horas e 30 min, em locais úmidos, de vegetação rasteira e perto de rios, mangues, lagoas e terrenos baldios, normalmente em locais escuros e fechados. Segundo o major Melo, a serpente peçonhenta mais comum no Estado é a Jararaca.