O que acontece se for picado por uma jararaca?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Nas picadas de jararaca, além da cara-de-bobo e urina escura (vermelha e turva), podem aparecer bolhas no local e sangramento das gengivas; o sangue não coagula e fica uma cicatriz, devido à necrose no local da picada.

Sintomatologia: A ação do veneno no organismo apresenta, até seis (6) horas após o acidente, muita dor, edema (inchaço), calor e rubor no local da picada. Pode haver sangramentos no local da picada ou distante dele (gengivas, nariz, outros locais).

O que fazer em caso de acidente com serpentes

  1. Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão.
  2. Manter o paciente deitado.
  3. Manter o paciente hidratado.
  4. Procurar o serviço médico mais próximo.
  5. Se possível, levar o animal para identificação.

As cobras Bothrops causam a grande maioria dos acidentes ofídicos no Brasil.

Mordida por cobra jararaca três vezes, médica pegou Covid mas tem alta. Dieynne Saugo, a médica picada por uma cobra jararaca durante um banho de cachoeira no Mato Grosso, teve alta, depois de mais de 20 dias hospitalizada, sendo dez deles na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Engana-se quem acha que assim como a jiboia, a jararaca ataca, se enrola na presa e engole de uma vez! A jararaca morde, despeja o veneno e solta a presa. Se for um rato, por exemplo, depois de morder ela solta e deixa que ele tente fugir enquanto a toxina faz efeito.

A cobra urutu-cruzeiro é muito temida pela população brasileira. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o ditado "A urutu quando não mata aleija" é muito disseminado. O veneno dessa espécie é forte e a picada da cobra causa necrose na pele e pode levar à morte, se não tratada a tempo.

Oxyuranus microlepidotus

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

Características da jararaca
No Brasil, vive no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia em ambientes de Mata Atlântica e Cerrado. Costuma estar em áreas próximas a plantações, no campo, mas também pode aparecer em zonas de subúrbio.

Ao longo da sua distribuição geográfica, as jararacas possuem variação nos padrões de cores e manchas, com indivíduos apresentando tons de cinza, pardo-esverdeado, verde, amarelo e marrom.

Características: É muito perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Mede cerca de 1,20m. A Jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma ótima camuflagem, o que torna difícil a visualização do animal, mesmo para olhos experientes.

Pegue uma lata de café ou achocolatado e faça alguns furos nas laterais. Encha com bolinhas de naftalina e com cápsulas de canela e feche. Coloque nos locais que deseja afastar as cobras. Essa é a opção mais sensata para quem tem crianças ou animais de estimação e não os quer expostos às naftalinas.

Habitat: Vive em florestas e cerrado. Distribuição: Concentram-se no sul e sudeste do Brasil. Hábito de vida: São terrestres, semi-arborícola, de atividade basicamente noturna.

Segundo ele, um grama de veneno de cobras das espécies cascavel e jararaca custa em média R$ 400 e o da coral chega a custar R$ 7 mil. O material é utilizado para tratamentos de câncer, pressão alta, derrame cerebral, hemorragia, entre outros.

Conhecida como falsa jararaca, seu comportamento intimidador e o padrão de coloração fazem com que seja confundida com a serpente Bothrops jararaca. Não é peçonhenta, ou seja, é inofensiva ao homem.

No entanto, quatro delas são bastante significativas, como a coral verdadeira, a cascavel, a surucucu pico-de-jaca e a jararaca. A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país.

6 dicas para evitar cobras no quintal

  1. Mantenha a grama aparada e livre-se de ervas daninhas que formem um mato alto onde as cobras possam se esconder.
  2. Tape buracos no solo.
  3. Evite o acúmulo de lixo ou entulho.
  4. Se tiver muro, mantenha-o sempre sem buracos ou fendas.
  5. Elimine ratos no seu pátio.
  6. Tenha um gato.

O veneno da cobra coral contém primariamente componentes de neurotoxinas, que causam bloqueio neuromuscular pré-sináptico, resultando potencialmente em paralisia respiratória. A falta de significativa atividade proteolítica enzimática é o motivo da pobreza de sinais e sintomas no local da picada.

Continuar lendo É ruim dormir picado?