Quais são as funções do papo e da moela na digestão?

Perguntado por: omoraes4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

As aves granívoras apresentam moela e papo altamente desenvolvidos para ajudar na trituração e digestão de sementes, ou alimentos duros.

Resposta verificada por especialistas
O papo é o inglúvio das aves, ele tem função unica de armazenar alimento, não há digestão, é apenas uma saculação do esôfago, é uma forma de fermentar um pouco o alimento, armazenar ou regurgitar se for necessário.

O Sistema digestório das aves compreende os seguintes componentes: boca, esôfago, inglúvio (papo), estômago glandular (pró-ventrículo), estômago mecânico (moela ou ventrículo), intestino delgado (formado por duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (cecos, colon e reto) e cloaca.

O sistema digestório é completo: a boca está presente no primeiro segmento, e o ânus, no último. Apresentam também um papo, que armazena temporariamente o alimento, e uma moela, que o tritura.

A moela, segunda parte do estômago, é responsável pela trituração dos alimentos. Aqui, as pedrinhas que as aves adoram comer funcionam como dentes.

A cloaca é uma bolsa única das aves, onde desembocam as partes finais do sistema digestório, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. É pela cloaca que as aves eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos.

A secreção epitelial endurecida (SEE) reveste internamente as paredes musculosas da moela e participa diretamente do processo de digestão mecânica do alimento ingerido pela galinha doméstica (Gallus gallus domesticus).

O aparelho digestivo dos mamíferos está composto de boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e anus. Além destes ainda temos as glândulas anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.

Seu objetivo é promover a digestão mecânica dos alimentos. Por esse motivo, ela é chamada também de estômago muscular..

Qual grupo de animal se encontra a moela, estômago que tem função de triturar os alimentos ? O grupo de animais que possuem moelas são as aves, que possuem bicos e não são tão eficientes para a trituração. Muitas vezes as aves comem pequenas pedras, para ajudar a triturar seu alimento na moela.

Porção posterior do estômago de aves localizado entre o PROVENTRÍCULO e os INTESTINOS. Consiste de uma parede muscular espessa e de pequenas pedras (gastrólitos) que agem na trituração mecânica de SEMENTES e outros alimentos. Porção posterior do estômago de aves localizado entre o PROVENTRÍCULO e os INTESTINOS.

Depois de armazenado no papo, o alimento é triturado na moela, uma acentuada dilatação do tubo digestivo da minhoca em forma de sino voltada para trás, que o transforma numa massa semi-líquida, antes de desembocar no intestino, para se submeter à digestão, sob forte ação enzimática, e absorção.

A moela, também referido como o ventrículo, moinho gástrico e gigerium, faz parte do sistema digestivo de vários animais, como vertebrados, incluindo aves (principalmente das aves carnívoras) e peixes, e invertebrados como minhocas.

O sistema digestório da maioria das aves é constituído por esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino e cloaca.

O papo é onde o alimento fica armazenado, a moela onde o alimento é triturado e o ceco divide o intestino em duas partes aumentado assim o poder de absorção. Na parte anterior do intestino ocorre a digestão e na posterior a absorção de nutrientes.

Possuem proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas, porém possuem quantidade de gordura e de colesterol elevados. A moela é rica em zinco que exerce importante função no sistema imune.

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

Nelas aves, a função do papo é amolecer e armazenar o alimento, o qual é triturado na moela.

A primeira porção do intestino é denominada duodeno, e a porção final é onde fica a inserção dos cecos intestinais, seguindo assim o intestino grosso. No intestino delgado os alimentos são absorvidos e os nutrientes, através das vilosidades intestinais entram na corrente sanguínea.