Como e chamada a pessoa que nasce no município?

Perguntado por: amendes5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Quem nasce no Estado de São Paulo é paulista. Quem nasce em São Paulo/capital é paulistano. Logo: Brasileiro, Paulista e Paulistano é o que chamamos de gentílico. Note-se que pode referir-se tanto a país quanto a estado ou cidade.

O gentílico, por sua vez, é uma classe de palavras que designa um indivíduo de acordo com o seu local de nascimento ou residência. Trata-se de um grupo à parte de adjetivos, relacionados a países, estados, continentes, regiões, províncias, cidades, aldeias, vilas e povoados.

Quem nasce no estado de São Paulo (SP) é paulista. Quem nasce no estado de Sergipe (SE) é sergipano. Quem nasce no estado do Tocantins (TO) é tocantinense.

A naturalidade poderá ser do Município em que ocorreu o nascimento ou do Município de residência da mãe do registrando na data do nascimento, desde que localizado em território nacional, e a opção caberá ao declarante no ato de registro do nascimento.

Ser natural de um lugar é o mesmo que ter nascido naquele local.

Poderíamos falar de forma bem rasa que carioca é quem nasce somente na cidade do Rio de Janeiro e pessoas que nasceram em outras cidades do estado são fluminenses.

Já vimos, mas é sempre bom repetir. Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).

A diferença entre os termos fluminense (quem nasce no estado do Rio de Janeiro) e carioca (quem nasce na capital do Rio) é antiga. Ela existe porque o estado do Rio de Janeiro e a capital desse estado possuem o mesmo nome, diferenciando assim quem nasce na capital de quem nasce em outras cidades.

As pessoas nascidas em Santa Catarina são apelidadas de “barriga-verde” porque, no século XVIII, os soldados do Regimento de Infantaria de Linha da Ilha usavam uma faixa verde sobre a barriga – acessório do uniforme.

Nome oficial: Estados Unidos Mexicanos. Gentílico: mexicano. Extensão territorial: 1.964.375 km². Localização: América do Norte.

Existem várias formas de construir um gentílico: predominantemente recorre-se à junção ao topónimo ou à sua forma latina ou latinizada de um sufixo como -ense, -ês ou -ano.

Município de nascimento é a indicação do nome da cidade onde determinada pessoa nasceu. Esta é uma informação que está presente em vários documentos de identificação brasileiros e de outros países. O objetivo é deixar registrado para futuras consultas a cidade exata onde o indivíduo nasceu.

A naturalidade indica a cidade e estado de nascimento de uma pessoa. Ao contrário da nacionalidade, uma pessoa só pode ter uma naturalidade, a do local onde nasceu. O termo também pode ser usado para indicar o local de origem de algo, por exemplo: “as peças de artesanato têm naturalidade mineira”.

A naturalidade refere-se ao lugar em que a pessoa nasceu, cidade e estado. A naturalidade não é considerada um direito como a nacionalidade, por isso, não pode ser alterada legalmente. Em alguns casos o termo é usado também para referir ao local de origem das coisas.

Significado de Interiorano
Diz-se da pessoa que nasceu ou habita no interior do país. Etimologia (origem da palavra interiorano).

Quem nasce na capital é paulistano.

As expressões local de nascimento, lugar de nascimento ou naturalidade indicam o local onde uma pessoa nasceu. É um dado usado frequentemente em documentos, juntamente com o nome e a data de nascimento, para identificar uma pessoa de forma inequívoca.

Porém, a expressão correta para definir quem nasce na cidade de Brasília, é o 'brasiliense'. Mas como Brasília é uma cidade relativamente nova, ainda existem poucas gerações de pessoas que nasceram e foram criadas na capital. Brasília é uma grande mistura de cultura e povos vindos de todos os estados do Brasil.

Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.

Os habitantes se chamam campistas. O município se estende por 4 026,7 km² e contava com 507 548 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 126 habitantes por km² no território do município.