Como é definida a música na arte o que ela representa?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região.

A música é a mais universal das artes. Sua presença se dá não apenas ao longo da história, mas também nas mais variadas formas e culturas. Não há civilização, grande ou pequena, que não possua sua própria expressão musical. A apreciação dessa arte não depende de língua ou nível cultural.

A música é uma das formas de expressão da cultura popular que exerce uma importante função na construção de identidades na sociedade moderna. Ela conseguiu quebrar a barreira das diferenças culturais, possibilitando novas práticas sociais.

A música é uma das chamadas Belas Artes , ou seja, um gênero artístico, que consiste em alcançar efeitos estéticos por meio da manipulação de sons vocais ou instrumentais, de acordo com padrões culturais de ritmo , harmonia e melodia. A música é uma das maiores formas de expressão artística desde os tempos antigos.

A música é uma das quatro linguagens artísticas principais, sendo uma mais populares da história da humanidade. Dessa forma, a música pode ser definida como a arte de manifestar nossos sentimentos através da combinação de diversos sons. Mas como? O som é tudo o que pode ser captado e sentido através da audição.

Altera a estética das pessoas
Pois, um grupo de pessoas que têm o hábito de ouvir um determinado gênero musical, quase sempre utiliza roupas iguais às de artistas daquele gênero. Se essas pessoas gostam de ouvir rock'n'roll, por exemplo, esse grupo é facilmente identificado.

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

Além de contribuir para a cultura do país, a Música Popular Brasileira também teve uma importância muito grande para a criação e manutenção de diversos movimentos sociais. Por esse motivo, além de um movimento artístico e cultural, a MPB também pode ser classificada como um movimento político e social.

Além de ser um entretenimento, ele também é capaz de trazer diversos benefícios à saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividades físicas.

Música provoca boas sensações, controla o emocional e melhora a atenção. A música estimula a produção de substâncias relacionadas ao prazer, além de regular nossos sentimentos e ajudar na concentração. Descubra como ela desenvolve os sentidos e provoca bem-estar. Os atributos da música dispensam questionamentos.

De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.

Os 3 elementos da música - Melodia, Harmonia e Ritmo.
2020.

Os três elementos básicos da música são: melodia, harmonia e ritmo.

Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Para que você entenda a importância deles na música, vamos explicar cada um deles.

Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre.

A música é uma das mais reconhecidas formas de arte. Juntamente com a dança, artes cênicas, artes visuais, e outras, a música compõe os diferentes tipos de formas artísticas. Tamanha a importância dessa forma de expressão, o campo de estudo atrai vários interessados em seguir o caminho musical de forma profissional.

Ouvir música ou fazer arte, por exemplo, reduz os efeitos colaterais do tratamento do câncer, incluindo sonolência, falta de apetite, falta de ar e náusea.

Diversas pesquisas comprovam que a música não só faz bem para a alma, como também mantém o equilíbrio de nosso corpo. Ela pode nos fazer lidar melhor com problemas como stress, ansiedade, depressão, dores crônicas, entre outros distúrbios.