Por que o tênis fura no calcanhar?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Bolhas no calcanhar: você já deve ter percebido esses dois buracos adicionais no seu tênis, certo? Sabia que eles estão aí para que o tênis possa ajustar melhor no seu pé e evitar bolhas na hora de fazer suas atividades físicas? É isso mesmo!

Sobretudo na circulação de canelas, panturrilhas e pés. As meias utilizadas em um jogo de futebol não são convencionais. A ideia é garantir conforto, mas, antes disso, deixar a caneleira firme e na posição correta. O problema é que, para que isso aconteça, ela costuma apertar demais as pernas.

1- Pomada descongestionante
O atrito dos pés em contato com a pomada, vai lacear o sapato sem machucar o calcanhar. Além da pomada, os emplastros de cânfora também dão certo. É só aplicar no lugar do sapato que está machucando, e calçá-los. O atrito com os pés, também vai lacear o sapato.

Pesquisas mostram que a prática nasceu nas ruas dos Estados Unidos e indicava o limite do território de algumas gangues. Na Espanha, os tênis pendurados em fios de alta tensão têm significado parecido e sinalizam que ali existe um acordo entre a polícia e a máfia.

Na verdade, eles servem para a auxiliar na regulagem do tamanho do tênis, permitindo que ele se ajuste quando estiverem folgados no pé de cada pessoa. Para isso, basta usar o cadarço para ligar esses pontos até os buraquinhos superiores. Dessa forma, o calçado fica mais apertado, evitando sobras desnecessárias.

Utilize um jornal molhado
Você deve amassar o jornal, colocá-lo dentro do tênis e borrifar um pouco de água. Deixe o calçado descansar à noite. Pela manhã, retire o papel que estava no interior do tênis e veja a diferença. O líquido do jornal deve ajudar a expandir seu tênis e oferecer conforto ao calçar.

Como amaciar sapatos apertados?

  1. Use o sapato antes de sair de casa para identificar onde ele aperta.
  2. Um secador de cabelos também pode te ajudar a lacear o sapato.
  3. Hidratante nos pés pode ser uma solução para calçados apertados.
  4. Use gelo para amaciar sapatos muito duros.

Causas para dor no calcanhar ao acordar
Traumas, doenças (como a tendinite) calos, calçados inadequados ou formas de pisar que não ajudam muito, são alguns dos fatores que podem causar dor no calcanhar, ao acordar e em outros momentos.

Depois da limpeza, remova o filtro plástico do protetor, centralize o produto com a parte curva para baixo, prestando bastante atenção para que ele fique exatamente onde ocorre o contato com o calcanhar. Por fim, pressione-o firmemente nesse lugar e segure por um tempo até que fique bem preso.

Um bom creme hidratante para os pés e óleo de amêndoa doce são indicados. A própria pessoa pode massagear seu pé, mas é mais relaxante quando outra pessoa realiza a massagem. Usar uma palmilha de silicone é uma boa estratégia para diminuir a pressão do peso do corpo sobre a região dolorida.

Não caia na besteira de comprar algo que está justo como uma luva de látex, deixe seu respirar! Lembre-se que sempre deve haver uma folga de aproximadamente 1 dedo (mais ou menos 1,5 cm) na ponta do sapato para que ele seu o calce perfeitamente.

Os problemas do Sapatênis
Sua estrutura é fraca e pouca masculina tendo um aspecto quase de um sapatilha. É normal que você pense o contrário já que as lojas, artistas, mídia e a moda no geral diz para você o tempo todo que são bonitos e uma nova alternativa para quem não quer usar sapatos o tempo inteiro.

Harvey Kennedy

História. O inventor do amarrilho ou cadarço/atacador usado atualmente, é supostamente Harvey Kennedy; porém, várias formas de cadarço apareceram em diversas épocas da História. Harvey registrou a "sua invenção" em 1970 e lucrou mais de R$ 6.000.000 de direitos pela patente.

Um tênis com placa de carbono é o sonho de qualquer corredor. A tecnologia, lançada pela americana Nike em 2017, se baseia numa estrutura curva feita desse material no meio da sola que consegue devolver a força da pisada aplicada no chão diretamente para o calcanhar do atleta.

O que é um ilhós? Ilhós é um aro circular de metal, formado por duas peças que se encaixam e reforçam furos por onde passa uma fita ou cadarço. Antigamente, o ilhós era utilizado somente em tênis e em outros itens que tinham cadarços ou algum tipo de amarração.

Esse último buraco, serve para que você amarre seu tênis para que ele fique muito preso ao seu tornozelo, assim evitando que durante caminhadas ou corridas seus dedos fiquem esmagados/pressionados no bico do tênis, diminuindo o atrito e evitando bolhas, simplesmente pelo fato de estar mais preso.

- Pronada: quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. - Supinada ou Subpronada: o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé. - Neutra: começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.

Material do cabedal: O tênis que mais gosto é os que tem tecido no cabedal, mas também é o que eu mais furava no dedão, principalmente quando já estão velhos e com muitos kms de rodagem, nesse caso a questão é o material que é mais suscetível à pressão que acaba cedendo com o uso.

Deve haver um espaço sobrando na frente os dedos: o ideal é que, entre o dedão e a frente do tênis, sobre um espaço de aproximadamente um centímetro. Se ele ficar perfeitamente ajustado ao pé na prova da loja provavelmente ele ficará apertado durante a corrida, pois o pé incha um pouco com a atividade.

Em geral, o mais indicado é você sempre comprar um número maior, a não ser que a medida dos seus pés deem o tamanho exato da numeração que for usar, o que é muito difícil. O fato de escolher um número maior é óbvio e o de sempre “melhor sobrar do que faltar”.