Como é feito o juramento à bandeira?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

“Perante a Bandeira do Brasil e pela minha honra, prometo cumprir os deveres de oficial (da Marinha do Brasil; do Exército Brasileiro; ou da Força Aérea Brasileira) e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria.”

Após dois anos suspensa devido à pandemia, a solenidade de Juramento à Bandeira Nacional voltou a ser realizada pela Área da Junta Militar, serviço vinculado à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot).

Diferente dos outros anos que contavam apenas com uma cerimônia em novembro, este ano contempla três cerimônias, a primeira foi em abril, a segunda em julho e a terceira agora em dezembro.

Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na ...

A cerimônia de juramento da bandeira é obrigatório para os jovens que foram dispensados, porque a inspeção do exercito já aconteceu e os selecionados para servir passam por outras formalidades, já como soldados da ativa.

A solenidade teve por objetivo a prestação do compromisso perante o Pavilhão Nacional e realizar a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos dispensados da prestação do serviço militar inicial em 2022, conforme prevê a Lei do Serviço Militar.

Um decreto de 1966 que regulamenta a lei do Serviço Militar descreve que a posição de respeito à bandeira é com "o braço direito estendido horizontalmente à frente do corpo, mão aberta, dedos unidos e palma para baixo".

Ela é o sinal de respeito dado pelo militar individualmente a seus camaradas - superiores, iguais ou subordinados - ás autoridades, á Bandeira ou Hino Nacional, á tropa, na conformidade dêste regulamento, ou dado coletivamente pela tropa nas mesmas condições.

Oriundo do latim juramentu o juramento é a afirmação de uma promessa solene feita perante algo ou alguém que se considera sagrado. Ele tem o objetivo de fazer com que os formandos professem publicamente ter responsabilidade com a profissão, honra com o diploma e respeito ao ser humano.

"Se ele n?o for, pode remarcar quantas vezes quiser, mas tem que pagar uma multa m? nima de R$ 4,14 por cada falta.

Junta de Serviço Militar realiza cerimônia de juramento à Bandeira Nacional nesta terça - Portal PJF | Notícias. A Junta do Serviço Militar, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), realizou cerimônia de juramento à Bandeira Nacional na tarde desta terça-feira, 16.

O que acontece quando o brasileiro é dispensado do Serviço Militar? R - O jovem dispensado deve retornar à Junta de Serviço Militar (JSM) para a cerimônia Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado Juramento à Bandeira, e para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Carteira de identidade ou prova equivalente, conforme disposto no artigo 2º da Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009. Recomenda-se que o brasileiro evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada.

Art. 2º São militares os brasileiros, incorporados às Fôrças Armadas, com situação definida na hierarquia militar. Art. 3º Os membros das Fôrças Armadas não constituem casta social, mas formam uma classe especial, uma e indivisível, de servidores da Pátria, denominada a Classe dos Militares.

Saudar Pavilhão
Como já foi explicado, faz parte do cerimonial saudar com a continência o Pavilhão Nacional, que é arvorado na popa , das 8 horas até o por do sol. Isto se faz ao entrar a bordo pela primeira vez e ao sair pela última vez, no dia.

Ordem e Progresso é a frase que está escrita na bandeira brasileira. A mensagem é o lema nacional desde sua formação e foi idealizada pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889.

uma bandeira». Quanto ao uso, o que se diz, geralmente, pelo menos em Portugal, é «hastear a bandeira» ou «o hastear da bandeira».

Normalmente faz-se o hasteamento às 8h e o arriamento às 18h, com chuva ou sol. Após as 18h as bandeiras deverão ser sempre iluminadas por questão de respeito. Não é permitido hastear sem iluminação.

A ordem de importância das bandeiras segue da esquerda para a direita (visto de frente). Normalmente, bandeiras de associações e entidades não são hasteadas em conjunto com as bandeiras nacionais. Caso isso ocorra, as bandeiras nacionais devem ser maiores e devem ser posicionadas em lugar mais alto dos que as demais.

Arriar significa baixar, fazer descer. Fazer baixar a bandeira, em cerimônia e horário determinado, após ter sido hasteada. Não confundir com arrear: pôr os arreios no cavalo.

Assim sendo, na hora do juramento todos ficam de pé com a mão direita ao lado do rosto na vertical ou braços esticados a frente. O juramentista precisa recitar claramente e pausadamente o juramento para que todos repitam exatamente o que está sendo dito.