Como é feito o pagamento da multa rescisória?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

De maneira resumida, a multa rescisória é paga pelo empregador no ato de formalização da rescisão, mas o valor do FGTS só será recebido com a apresentação da guia em uma agência da Caixa.

De acordo com a CLT, já atualizada com a Reforma Trabalhista, o prazo para pagamento das verbas rescisórias em caso de aviso prévio indenizado ou trabalhado é de 10 dias corridos após o término do contrato de trabalho.

Também é possível consultar pela internet ou pelo celular, no site da Caixa, por e-mail ou SMS e no aplicativo FGTS. O extrato do FGTS informa o valor disponível em conta, data da última atualização realizada no saldo, os saques que já foram realizados e os lançamentos relativos aos últimos seis meses.

Para sacar a multa rescisória, no entanto, devem ser observadas regras conforme o valor disponibilizado. valores até R$ 1.500,00 podem ser sacados em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, em lojas ou em lotéricas que atuam como correspondentes da CEF.

A multa de 40% do FGTS é depositada diretamente na conta do FGTS do trabalhador. Essa conta é vinculada ao número do PIS/PASEP do trabalhador e pode ser acessada através do site da Caixa Econômica Federal, do aplicativo do FGTS ou diretamente nas agências bancárias da Caixa.

Como saber se a chave do FGTS está liberada? Você deve entrar em contato com o empregador para verificar se a chave já foi liberada. Ele tem até 10 dias úteis, a partir da data da dispensa, para informar a chave.

Porque a multa rescisória não aparece no extrato do FGTS? Pode ser que seu antigo patrão ainda não tenha depositado o valor da multa. Afinal, por lei, o empregador tem um prazo de 10 dias a partir do último dia de trabalho do funcionário demitido para depositar o valor da multa.

O bloqueio acontece nos casos em que o valor utilizado como garantia do empréstimo seja igual aos 40% da multa rescisória mais 10% do valor do saldo. Nesse caso, o desbloqueio é feito quando o empréstimo é quitado.

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Caso a empresa deixe de efetuar o pagamento da verba rescisória, no prazo de 10 dias previstos no artigo 477 da CLT, será punida e deverá ao empregado multa salarial.

Na rescisão do Contrato de Trabalho, as verbas rescisórias são aquelas que, por lei, o empregado pode ter direito, tais como: Saldo de salários; Salário-família; Horas extras (se não foram pagas);

O que é a multa rescisória? É uma indenização que o colaborador deve receber a multa rescisória no valor de 40% referente a contribuição do FGTS, mas a partir de 2022, o depósito é feito na conta da Caixa Econômica Federal, no contrato de trabalho vinculado com a empresa e dados do colaborador.

10 dias

Qual o prazo para a empresa liberar chave FGTS? O prazo para a empresa liberar a chave do FGTS é de até 10 dias, a contar da data em que o empregador informa à Caixa Econômica sobre a rescisão do contrato do trabalhador.

Posso usar a chave para sacar o Fundo de Garantia no mesmo dia? A resposta é sim!

O atraso na liberação da guia para saque do FGTS gera, sim, o direito do empregado ao recebimento de uma multa correspondente a 1 mês da sua remuneração.

Para sacar FGTS após demissão, é preciso primeiro que o empregador comunique a Caixa Econômica Federal. O processo é feito pelo Conectividade Social. No prazo de até 5 dias úteis, você pode sacar o benefício. Basta entregar os documentos exigidos e ter a baixa do contrato na carteira de trabalho.

No Portal Empregador – a guia é gerada pelo canal Conectividade Social na opção Simular/Gerar GRRF. Ao gerar a GRRF, o aplicativo Cliente calcula o valor da multa rescisória, se houver, com base no saldo das contas vinculadas aos trabalhadores, existente nas bases do FGTS.

10 dias

Quantos dias a empresa pode atrasar a rescisão? De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o empregador não pode atrasar a rescisão, que deve ser paga em 10 dias úteis. Se o empregador não cumprir esse prazo, ele estará sujeito a multa prevista em lei.

Somente é possível sacar a multa rescisória com o FGTS bloqueado, nesta hipótese, caso o valor do saldo da conta do Fundo de Garantia (sem contar com a multa) seja suficiente para garantir as parcelas restantes do empréstimo.

Referente ao exposto neste acionamento, esclarecemos que os trabalhadores que optam pela modalidade de saque-aniversário do FGTS não perdem o direito ao acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa.