Como é feito o tambor indígena?

Perguntado por: tpeixoto . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Pode ser feito com madeira (de tábua ou troncos escavados), carapaça de tartaruga, cerâmica, couro e pele de animais. Os tambores são instrumentos utilizados tanto para sinalização e comunicação, quanto em festas e cerimônias sociais e religiosas.

Para a cultura indígena, o tambor é um dos instrumentos mais sonoros por estar relacionado ao lado musical e religioso. Existem os tambores feitos de madeira, tronco de árvores escavados e com pele de animal, de taboa, de bambu, feitos e moldados a fogo.

Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais. O nome desses instrumentos pode variar de acordo com a tribo estudada. Os nomes adotados são encontrados na bibliografia já existente.

Materiais Necessários

  • Recipiente cilíndrico.
  • Fita isolante ou adesiva.
  • Cartolina.
  • Giz de cera ou lápis de cor (opcional).
  • Dois lápis (opcional).
  • Papel de seda (opcional).

Na Mesopotâmia foram encontrados pequenos tambores (tocados tanto verticalmente, quanto horizontalmente) datados de 3000 anos antes de Cristo. Tambores com peles esticadas foram descobertos dentre os artefatos Egípcios, de 4000 anos antes de Cristo.

O tambor é talvez o instrumento musical mais primitivo. Tem a ver com o ritmo de qualquer música, mas também está associado à comunicação entre as pessoas. Lembre-se de que os indígenas africanos se comunicam à distância por tambores. Da mesma forma, o chocalho é outro instrumento de percussão muito importante.

São simples de fazer e produzem um som muito bacana, parecendo mesmo com um tambor de verdade. Basta pegar uma lata vazia e cobrir com uma bexiga cortada, sem o bico. Quanto mais esticada a borracha melhor o som ficará, mas é preciso tomar cuidado para não rasgar.

léplica - instrumento de percussão, espécie de tambor com duas peles…

No contexto das Tribos de índios e dos Caboclinhos, o tambor de índio cumpre a função de manter, junto ao mineiro e a Preaca (flecha de índio), a pulsação, ou seja dar o ritmo a dança. Além também de ser uma instrumento que possibilita uma base rítmica para as gaitas.

Entre os instrumentos utilizados por eles, destacam-se os tambores (tãpo) e a flauta de tipo sõkari, que acompanham suas canções, danças e rituais.

O tambor Ka'apor e o percutir de outros povos: estudo introdutório sobre o membranofone em contextos indígenas.

Os instrumentos musicais utilizados pelos indígenas eram geralmente feitos de ossos, de cabaças, bambus, cascas de árvores e taquaras e decorados com penas e outros enfeites coloridos; muitos considerados sagrados. Os instrumentos mais conhecidos são o maracá, a flauta uruá, a trombeta de cuia e o trocano.

São feitos de folhas retorcidas, frutos, troncos, bambu, ossos, cabaça, cerâmica, chifre e carapaça de animais.

MÚSICA – “OS INSTRUMENTOS MUSICAIS INDÍGENAS”
Mas, além do próprio corpo, em geral utilizam instrumentos construídos de materiais extraídos da natureza, como o couro de animais, a madeira, sementes e fibras.