É um tambor de origem Afro-brasileira?

Perguntado por: nramos . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Tambor de crioula. O tambor de crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira popular no estado do Maranhão. Envolve dança circular, canto e percussão de tambores. É considerado referência de identidade e de resistência cultural dos negros maranhenses.

Com raízes africanas, a manifestação cultural é conhecida como a expressão de um povo, transformada em dança. O tambor de Crioula também é considerada uma demonstração religiosa que chegou ao Brasil, junto com os navios negreiros, entre os séculos 18 e 19 e se fortaleceu no estado do Maranhão, aonde sobrevive até hoje.

Os primeiros tambores provavelmente consistiam em um pedaço de tronco de árvore oco (furado). Esses troncos eram cobertos nas bordas com a pele de algum réptil ou couro de peixe e percutidos com as mãos. Os tambores mais antigos descobertos em escavações arqueológicas pertencem ao período Neolítico.

Dois instrumentos clássicos usados nas músicas afro - brasileiras, são os tambores e o Berimbau.

A cultura afro-brasileira remonta ao período colonial, quando o tráfico transatlântico de escravos forçou milhões africanos a virem para o Brasil. Assim, foi formada a maior população de origem africana fora da África.

Símbolo do continente e alvo de caça, leão africano vive em frágil equilíbrio. Na África, o leão representa a força, a nobreza, a autoridade.

São três tambores nos tamanhos pequeno, médio e grande, feitos de troncos de mangue, pau d'arco, soró ou angelim. Um par de matracas batidas no corpo do tambor grande auxilia na marcação.

O Cacuriá, uma dança de origem maranhense, foi criado sob encomenda, de acordo com os descendentes de seus fundadores, por Dona Filoca e Seu Lauro, em 1975, na cidade de Guimarães, e levado posteriormente para a capital, São Luís.

Reconhecido em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, o 18 de junho se tornou Dia Nacional é marcada por festas em diversas cidades do estado.

Há também outros exemplos de tambor como o: Ashiko, Basler, Davul, Dholak, Boucarabou, Djun-djun, Doyra, Khol, Malacacheta, Tabor, Tambor falante e o Tambor de tora.

Conheça 5 instrumentos musicais africanos

  1. Agogô Agogô O agogô é um instrumento de percussão, composto de duas a quatro campânulas de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. ...
  2. Berimbau. Berimbau. ...
  3. Cuíca. Cuíca. ...
  4. Kora / Corá Kora. ...
  5. Tambor falante. Tambor falante.

léplica - instrumento de percussão, espécie de tambor com duas peles…

E os principais instrumentos são: afoxé, agogô, atabaque, berimbau e tambor.

Já o lundu foi o primeiro gênero afro-brasileiro de canção popular. Originalmente era uma dança sensual praticada por negros e mulatos em rodas de batuque, fixando-se como canção apenas no final do século 18.

A dança afro-brasileira compõe-se de um junto de diferentes danças e dramatizações, que sentam em comum a raiz negra africana. Recriada Brasil, nas diferentes épocas e regiões, essa herança anhando novos significados e expressões.

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto.

Para acompanhar o Canto, os Povos Indígenas usam Instrumentos Musicais característicos, como a maraca, o tambor, o chocalho, a flauta, o guizo, o apito etc. Os pés são usados para marcar o pulso.