O que a Bíblia fala sobre tambor?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

“Estavas no Éden, jardim de Deus; toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônica, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado, foram preparados.” Ezequiel 28:13.

HARPA – É o mais antigo instrumento musical que se conhece, existindo já antes do dilúvio (Gênesis 4.1). A palavra hebraica kinnor, que se acha traduzida por harpa, significa provavelmente a lira.

Na Bíblia Sagrada encontramos referência a Jubal, "pai de todos os que tocam harpa e flauta" (Gênesis 4:21).

O tambor é talvez o instrumento musical mais primitivo. Tem a ver com o ritmo de qualquer música, mas também está associado à comunicação entre as pessoas. Lembre-se de que os indígenas africanos se comunicam à distância por tambores. Da mesma forma, o chocalho é outro instrumento de percussão muito importante.

Os tambores são utilizados em todos os tipos de música, como instrumentos rítmicos, contribuindo para a marcação do tempo da música. Cada cultura e gênero musical, no entanto, utiliza um conjunto diferente de tambores, que servem para definir sua personalidade rítmica.

Davi toca harpa e acalma o rei Saul.

Como cristãos, devemos agir de modo que sejamos uma luz para o mundo, contribuindo de várias formas diferentes. Portanto, instrumento de Deus é se colocar nas mãos dEle e permitir que nossa vida seja uma benção para as pessoas ao nosso redor.

Na Bíblia é comum encontrarmos pessoas que foram instrumentos de Deus na preservação e na salvação do seu povo. Míriam foi uma dessas personagens na história da formação da nação israelita. Ela foi uma grande líder durante a travessia do povo de Deus no deserto, após a libertação do povo de Israel.

Na Bíblia. Segundo a Bíblia, Jubal foi o pai dos homens que tocavam harpa e flauta no mundo antes do Dilúvio.

Salmos 81:2 Salmodiai e fazei soar os pandeiros, tocai a lira e a harpa melodiosa. Salmodiai e fazei soar os pandeiros, tocai a lira e a harpa melodiosa. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério.

A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando.

Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico: “Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).

Cheio de dor e melancolia, o sátiro recolheu alguns dos pedaços de junco, uniu-os com cera e fios e construiu uma flauta, conhecida daquele dia em diante como flauta de Syrinx ou flauta de . De acordo com a mitologia, ele nunca mais se separou do instrumento, que representava o seu amor perdido.

O alemão Theobald Boehm, em 1832, inventou o sistema moderno da flauta transversal, com a introdução de chaves no instrumento (que também é usada em vários instrumentos de sopro, como o saxofone, por exemplo).

tamboreiro | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

História do Tambor. Os tambores são utilizados desde as mais remotas eras da humanidade. Eles começaram a aparecer pelas escavações arqueológicas do período Neolítico, temos como exemplo, um tambor que foi encontrado numa escavação da Moravia, e datado de 6000 anos antes de Cristo.

O tambor, por sua vez, é composto por um tambor metálico, placa de montagem, cilindro de roda, molas, ajustadores, sapatas de freio e, claro, a lona de freio.

Nos instrumentos musicais como o timbale e o tambor, o som é produzido pela vibração de uma membrana esticada. Nos aerofones, o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar no interior do instrumento.

A função comunicativa não se restringe ao texto associado à música, mas, como dito, a qualquer emissão musical, seja uma cantiga ou uma música instrumental. De fato, esta tese focaliza a música instrumental dessa religião, principalmente, a música originada dos atabaques.