Como é o corrimento do câncer de útero?

Perguntado por: oalegria . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A maioria das pacientes que têm câncer de colo de útero são assintomáticas. Os sintomas de corrimento com mau cheiro, corrimento persistente, sangramento entre as menstruações ou sangramento durante as relações, geralmente ocorrem quando o tumor está em um estágio mais avançado.

1 – Hemorragias, manchas e corrimentos
Além disso, o corrimento vaginal sem sangue pode ser um sinal de câncer de endométrio, sintoma presente em 10% dos casos. Por isso, qualquer corrimento anormal, com ou sem sangue, deve ser relatado ao médico.

Quais tipos de corrimento são perigosos? Quando a secreção muda de cor, textura, consistência, características e começa a gerar sintomas é o momento de procurar uma/um especialista. Esses sintomas podem ser coceira, irritação, ardência, cheiro forte, dor no contato sexual.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

Sintomas do câncer de colo de útero
Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são: Sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa; Corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro.

Dor durante a relação sexual, infertilidade, cólicas, hemorragias, falta de menstruação e mau cheiro na vagina são sinais de alerta que o seu útero emite para dizer que algo não está indo bem.

A doença quando está em seu estado avançado pode causar alguns sintomas ao paciente mostrando sinais de um possível câncer, são eles:

  1. Sangramento vaginal anormal;
  2. Sangramento e dor após a relação sexual;
  3. Menstruação mais longa que o comum;
  4. Dor abdominal;
  5. Secreção vaginal anormal, podendo ser acompanhada por sangue.

Quais são os principais sintomas de inflamação no útero?

  • desconforto ao praticar relações sexuais;
  • sangramento após ter tido relação sexual;
  • sangramento fora do período menstrual;
  • dor ao urinar;
  • dor e sensação de inchaço na parte inferior da barriga;
  • corrimento com mau cheiro, de cor cinza, marrom ou amarelada.

O câncer na trompa de falópio é raro nas trompas que conectam os ovários e o útero. Este tipo de câncer geralmente afeta mulheres acima dos 50 anos. Sangramento e corrimento vaginal e dor abdominal são alguns dos sintomas. Saiba mais.

Em estágios mais avançados ou quando já acometeu outras regiões, a doença pode causar:

  • Sangramento vaginal anormal;
  • Sangramento e dor após a relação sexual;
  • Menstruação mais longa que o comum;
  • Dor abdominal;
  • Secreção vaginal anormal, acompanhada ou não de sangue.

Vaginose bacteriana
O corrimento possui um aspecto acinzentado, com cheiro ruim de peixe podre, que fica pior com a relação sexual e com a menstruação.

Quando a secreção apresentar:

  1. Coloração diferente da esbranquiçada ou transparente, como amarela, verde, cinza ou com sangue;
  2. Odor forte ou mau cheiro;
  3. Consistência mais densa;
  4. Quantidade mais abundante que a habitual;
  5. Grumos, como leite coalhado;
  6. Pus;
  7. Coceira, ardência ou dor.

Quando o corrimento vaginal apresenta alguma cor, cheiro, consistência mais espessa ou diferente do costume, pode indicar a presença de alguma infecção vaginal como candidíase, tricomoníase, gonorreia, vaginose bacteriana, vaginite ou clamídia, por exemplo.

O corrimento esbranquiçado com alguns pedaços, como se fosse “leite talhado”, é muito sugestivo de candidíase, também conhecida com monilíase.

O corrimento normal é incolor ou levemente branco-amarelado, sem odor e, dependendo do período do ciclo hormonal, pode ser mais viscoso ou líquido.