Como é o pé do alfavaca?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Planta herbácea, anual ou perene, com caule bem ramificado, que atinge até 90 cm de Ocimum gratissimum altura; folhas opostas, ovais, pecioladas, de cor verde-clara; flores pequenas e brancas nas extremidades das ramificações; frutos- semente com 4 aquênios.

As folhas do manjericão são maiores e mais largas do que as da alfavaca e têm uma textura mais macia. O manjericão tem um sabor doce e levemente apimentado, com um aroma característico.

Alfavaca de cobra
Também conhecido como alecrim-de-cobra, alfavaca brava e pimenta de lagarta e seu chá pode ser utilizado para picadas de cobras e para tratamento de sintomas de gripe como, febre e espirros.

A nutricionista alertou que o chá de alfavaca pode causar palpitações e aumentar a produção de suor. Portanto, não é indicada para hipertensos, gestantes e crianças.

Para plantar a alfavaca, escolha um solo rico em húmus, evitando deixar a terra a descoberto durante muito tempo, para que não se percam alguns nutrientes. Se a plantação for efetuada em vasos, pode colocar um pouco de areia, de forma que seja facilitada a drenagem.

Chá de alfavaca fortalece a imunidade
A bebida é rica em antioxidantes, portanto, promove ação anti-inflamatória. Dessa forma, pode combater e prevenir inflamações. Além disso, fortalece a ação protetora do sistema imunológico.

Alfavaca como cosmético
Bater no liquidificador e aplicar a pasta nos cabelos lavados, deixando por 10 minutos. Enxaguar com água abundante. Repetir três vezes por semana.

Não, a alfavaca ou manjericão é o Ocimum basilicum, e o afavacão é o Ocimum gratissimum. São plantas bem parecidas, e com muitas indicações semelhantes. O alfavacão possui folhas grandes, medindo até 10 cm de comprimento por 2 a 3 cm de largura, de coloração verde escura, apresentando bordos serrilhados.

Nanã (23/10 a 21/11) - Alfavaca roxa
Seu beleza está vinculada ao seu poder de atrair o charme e a simpatia para quem a manuseia.

Na cozinha gourmet, o manjericão roxo é excelente para aromatizar pratos de peixes e legumes. As folhas do manjericão roxo são, normalmente, utilizadas frescas, porém também podem ser consumidas secas.

O manjericão é uma erva aromática e medicinal, muito usada na culinária. Também conhecida como Manjericão-de-folha-larga, Alfavaca ou Basilicão. Seus galhos tem muitas ramificações, com folhas em formato oval, e cor verde clara.

Além disso, a alfavaca é rica em ômega 3 (ácido graxo importante para a saúde do coração) e em minerais como fósforo, cálcio, ferro, magnésio e cobre, que auxiliam no funcionamento do corpo como um todo. Por isso, muitos nutricionistas recomendam o uso dessa erva no preparo de comidas e bebidas no dia a dia.

O chá de alfavaca é simples de se fazer e pode ser associado gengibre e limão para que fique mais saboroso. O ideal é prepará-lo à noite, evitando assim a insônia. Ferver a água, e quando começar a borbulhar, acrescente as folhas de alfavaca, gengibre e limão. Deixe em infusão por 5 minutos.

Planta herbácea, anual ou perene, com caule bem ramificado, que atinge até 90 cm de Ocimum gratissimum altura; folhas opostas, ovais, pecioladas, de cor verde-clara; flores pequenas e brancas nas extremidades das ramificações; frutos- semente com 4 aquênios.

Apesar de ser um método natural para tratamentos, o uso desta planta pode causar efeitos colaterais e não substitui tratamento médico. Por isso, NÃO é indicada para pessoas em condições atípicas de saúde sem a devida ORIENTAÇÃO MÉDICA. O chá de alfavaca pode causar palpitações e aumentar a produção de suor.

O chá de Alfavaca é utilizado para problemas renais, má digestão, febres, tosses, aumentar a lactação, cãibra do estômago, catarro, enxaqueca, garganta, gases, gastrite, gripe, náuseas, vômitos e infecções intestinais.

Chá de Alfavaca
O resultado é uma bebida muito aromática e boa para auxiliar no tratamento renal. Ferva 300 ml de água e depois adicione 1 colher de sopa cheia de folhas de Alfavaca. O ideal é ferver a água sem a erva junto, para o chá não amargar.

Para plantas de caules semi-rígidos, como manjericão, alfavaca, hortelã e sálvia, podemos cortar abaixo dos pares de folhas terminais. Sempre devemos podar o ramo logo acima do nó (bifurcação), isto permite que o ramo continue crescendo.