Como é o processo do oleiro?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

2º PASSO - AMASSAR O BARRO
Quando o barro sai do lodo ele ainda traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas, e só assim o oleiro consegue retira-las, através do amassamento, pois o tato lhe mostra pequenos pedaços de madeira e pedras que ainda estejam no meio do barro.

O Senhor moldou com amor a vida do profeta Jeremias, e isso nos lembra como Ele pode moldar a vida de cada um de nós. Seu nome significa “Jeová exaltará”, e embora tenha sido valente no serviço ao Senhor, o profeta Jeremias passou por muita angústia de espírito.

Na construção do vaso o primeiro processo é a escolha do barro, e essa escolha se dá quando o barro está no estado bruto, no lugar chamado barreiro, e quando o barro se encontra nesse estado, somente o oleiro conhece qual barro é apropriado para o tipo de vaso para servir o seu propósito.

Os ceramistas ou oleiros atuam principalmente em empresas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos, de reciclagem e construção. Também trabalham no comércio por atacado e intermediários do comércio.

Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a Palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?

Quando a água é aquecida, ela se expande. Essa expansão pressiona o pote de barro, fazendo com que ele rache. As rachaduras permitem que a água escape e, à medida que a água escape, a panela esfria e se contrai. Essa contração também pode fazer com que o pote rache.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Aquele que produz e/ou vende objetos de cerâmica; ceramista. 2 Indivíduo que trabalha em olaria. 3 Reg ( S. ) V joão-de-barro , acepção 2.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

O profeta Jeremias é levantado por Deus para comunicar as suas palavras ao povo que dele se afastou, se esquecendo da sua aliança com seus pais. O senhor mostra a Jeremias como é um vaso de barro na mão do oleiro, assim é a nação de Judá, em suas mãos.

Deus como nosso olheiro, seria o mesmo que dizer que Ele olha tudo, podemos dizer até que Ele possui olho de águia. Sabe por quê? Pois segundo o cristianismo, Deus, nosso ser supremo, está de olho em nossos atos, aplicará consequências se nossos atos forem bons ou ruins.

O Senhor disse ao povo de Israel: “Seis dias trabalharás” (Êxodo 20:9).

No Salmo 31 o salmista David manifesta um quadro depressivo: “Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.” A sensação de se sentir como um vaso quebrado, corresponde a um sentimento de inutilidade, incapacidade e impotência.

Uma olaria (de "ola", termo antigo para "panela de barro"), cerâmica, oficina de oleiro ou oficina de ceramista é um local destinado à produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria-prima.

Não é preciso nenhum curso especial para trabalhar como oleiro, contudo é fundamental ter habilidade manual e conhecimentos das técnicas e ferramentas utilizadas nesta atividade.