O que aprendemos com o oleiro?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

O oleiro não desistiu ou jogou fora o barro, (…) e não nos devemos sentir desamparados e nos rejeitarmos. Sim, nosso dever é superar nossos problemas, tomar o que temos em mãos e começar de novo.”

Ei! Deus é o nosso oleiro! Ele é o Deus do recomeço… o nosso Deus é o Deus do reinício, o Deus da segunda chance, o Deus da nova oportunidade… o Deus da reconstrução! Para Deus, não há vasos irrecuperáveis.

No livro estão registradas as profecias sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente.

Os ceramistas ou oleiros atuam principalmente em empresas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos, de reciclagem e construção. Também trabalham no comércio por atacado e intermediários do comércio.

II TIMÓTEO 2:18-19: “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.”

Como vaso nas mãos do Senhor, somos vaso em construção, pois Ele está aperfeiçoando nossa vida. À medida que trabalha nela, ao mesmo tempo Ele faz dela um instrumento de bênçãos em Suas mãos. Levando em conta que somos vaso de barro, é preciso que nos cuidemos, assim como permaneçamos nas mãos do Senhor.

Nesta parábola, de acordo com a interpretação dos cristãos, o oleiro seria a figura do próprio Deus, dotado de misericórdia e paciência e responsável por, aos poucos, moldar as imperfeições das pessoas.

Para que a barro seja moldado, ele precisa antes ser amassado. Nas lutas e provações que passamos, Deus está amassando o barro para fazer um vaso segundo a Sua vontade. Se nesse processo o barro não oferece qualidade, o oleiro precisa alterar o seu projeto original.

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.

Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Descer significa: Humilhar-se. Subir significa: Exaltar-se ou Engradecer-se. A bíblia diz: Aquele que a si mesmo se exaltar, será humilhado.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor.

Que produz e vende peças em cerâmica e olaria: 1 ceramista, tijoleiro. Ave que faz ninho com barro: 2 amassa-barro, barreiro, forneiro, joão-de-barro, maria-de-barro, pedreiro.

Reconhecendo a utilidade dos vasos para as pessoas nos tempos bíblicos, a simbologia do vaso expõe que este são produzidos para poderem guardar, estocarem ou conterem algo em seu interior.

Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus.

Principais tipos de vasos

  1. Vasos de Cerâmica. Os vasos de cerâmica também são conhecidos como vasos de barro. ...
  2. Vasos de Plástico. Outra opção muito comum e vista em todos os locais são os vasos de plástico. ...
  3. Vasos de Cimento. ...
  4. Vasos de Madeira. ...
  5. Vasos de Vidro. ...
  6. Vasos de Polietileno.

Os vasos eram usados para guardar alimentos e outros itens valiosos. Também havia um uso metafórico da palavra, conforme se vê por exemplo Paulo em 2 Coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nó”.