Como é o som do ronco da morte?

Perguntado por: gagostinho6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

As pessoas falam desse som como se fosse algo terrível, mas esse som, na verdade, me diz que o paciente está tão profundamente relaxado, e em um estado de consciência tão profundo, que sequer a saliva na garganta o incomoda enquanto as bolhas de ar entram e saem dos pulmões.

A reportagem explica que os principais sintomas das pessoas que estão a beira da morte são a alteração do estado de consciência (apesar de muitos conservarem a lucidez até o final), a sensação de afogamento, a dor, alterações alimentares, psicológicas, respiratórias e os quadros de confusão mental.

As últimas 48 horas de vida.

Alguns indicativos de morte óbvia são claros ou evidentes o suficiente para que não restem dúvidas sobre a situação, como livor mortis e presença de manchas hipostáticas, decapitação, esmagamento de crânio com perda de massa encefálica e ausência de pulso central, carbonização, segmentação do tronco e decomposição.

O ronco pode ser considerado normal, quando a pessoa está dormindo em decúbito dorsal (de costas), por exemplo, porque a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua cai um pouco para trás. Mas, é classificado como patológico, quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso.

Sem ar, o máximo que o corpo humano suporta são alguns minutos. É que as células não sobrevivem sem a energia liberada pelas reações químicas deflagradas pelo oxigênio. Na falta de ar, as primeiras a morrer são as células do cérebro, as mais sensíveis de todas. Se o cérebro pifa, o organismo inteiro entra em colapso.

Último suspiro : último instante de vida.

Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

É isso mesmo. Ele pode chegar muito antes da partida de alguém que amamos. Nós chamamos essa opção de luto antecipatório ou antecipado. Quando a morte parece estar no horizonte e já se torna uma possibilidade, nossa tendência natural é começar a pensar cada vez mais na sua ocorrência.

Os 5 estágios do luto: uma rota necessária

  • 1° estágio do luto: negação.
  • 2° estágio do luto: raiva.
  • 3° estágio do luto: barganha.
  • 4° estágio do luto: depressão.
  • 5° estágio do luto: aceitação.

Como acontece a morte natural? A morte natural é diferenciada por não haver um fator externo como causador do óbito. Além disso, também tem como característica ser uma morte esperada e previsível. A idade avançada costuma ser um fator para classificar esse tipo de óbito.

Seus trabalhos descrevem a identificação dos cinco estágios que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação(1). A negação pode ser uma defesa temporária ou, em alguns, casos pode sustentar-se até o fim.

Esse momento engloba toda a atividade encefálica, não apenas lesões que deixam uma pessoa em coma ou inconsciente para sempre. O padrão estabelecido entre eles em 1968 vem sendo adotado pela maioria dos países, inclusive o Brasil.

5-6 dias: Os gases incham e formam bolhas na pele do abdômen. 2 semanas: O abdômen fica completamente inchado acumulando gases. 3 semanas: Os tecidos se tornam moles, os órgãos vazam os gases e as unhas caem. 4 semanas: Os tecidos moles começam a liquefazer e o rosto se torna irreconhecível.

Quem dorme de boca aberta também tem tendência a roncar pois o ar não passa de maneira suave pela garganta e como todos sabem roncar não é só um problema para a própria pessoa, é extremamente frustrante para quem está ao lado. Travesseiros altos podem facilitar a abertura da boca.