Como é triste a velhice?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Dentre eles, o sentimento de solidão, de inutilidade, a dificuldade de lidar com as limitações provenientes do envelhecimento, a presença de doenças crônicas e a necessidade de uso de várias medicações, a perda do companheiro (a), a aposentadoria e a percepção da finitude, do tempo que os aproxima da morte.

O que significa envelhecimento emocional? Caso não possua o controle das emoções, o desgaste gera sentimentos negativos, doenças incuráveis, a solidão e até a possibilidade de suicídio.

Com o avanço da idade cronológica, as capacidades físicas diminuem, podendo ocorrer a redução de peso e do volume cerebral, alterações no funcionamento de alguns órgãos como o coração, pulmão, articulações ficam mais endurecidas o que pode acarretar no encurvamento da postura, aparecimento de cabelos brancos e maior ...

Se cuidar, fazer atividade física, ter uma rede de apoio social, fazer terapia, se aceitar e se conhecer fazem toda a diferença para lidar com mais segurança diante de todo o processo de envelhecimento.

47,2 anos

O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.

O mandamento bíblico básico sobre o tratamento dado aos idosos diz: “Diante dos idosos te levantarás e mostrarás deferência aos mais velhos…”. (Lev. 19:32).

Um estudo publicado na revista científica “Inflamm Allergy – Drugs Targets” revela que a liberação crônica de cortisol, o hormônio do estresse, causa atrofia cutânea, diminuição do número de fibroblastos, colágeno e elastina e também está associado ao aparecimento de rugas.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

Um idoso ativo tem muito mais condições de ser feliz na terceira idade. Invista nas relações familiares e interpessoais. Taí uma enorme fonte de prazer e felicidade. Aprenda algo, seja informática, uma língua, história, marcenaria, o que for.

Segundo pesquisadores, existem cinco tipos de envelhecimento: biológico, cronológico, funcional, psicológico e social.

O isolamento familiar; as alterações na imagem; a perda de entes queridos e até mesmo o pensamento na morte; o afastamento do trabalho e da vida produtiva, que o fazem se sentir inútil; a ausência de paciência com suas limitações (esquecimento, lentidão etc.); dentre outros fatores acabam propiciando o desenvolvimento ...

Psicologicamente, vemos também mudanças no funcionamento psíquico: existe uma tendência a desinteressar-se pelas coisas e pelos outros, com atitude de isolamento, dificuldade em lidar com frustração, diminuição da libido, comportamentos obsessivos ou compulsivos e atitude de recusa diante de das coisas.

Depressão em idosos pode se apresentar de formas diferentes
O idoso pode acabar não relatando tristeza e desânimo, no entanto, pode apresentar queixas físicas, pessimismo, falta de energia, alterações no sono e no apetite, além de dores e incômodos intestinais.

Pode-se afirmar que o envelhecimento ocorre quando processos intrínsecos e interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e nossa dieta, causam mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.